Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/878877
Título: Avaliação in vitro do extrato do pinheiro para controle do carrapato dos bovinos.
Autoria: CASTRO, K. N. de C.
ISHIKAWA, M. M.
CATTO, J. B.
CASTRO, M. M. de
MOTTA, I. de S.
Afiliação: KARINA NEOOB DE CARVALHO CASTRO, CPAMN; MARCIA MAYUMI ISHIKAWA, CPAO; JOAO BATISTA CATTO, CNPGC; MARIANA MOTTA DE CASTRO, FACULDADES ANHANGUERA DE DOURADOS; IVO DE SA MOTTA, CPAO.
Ano de publicação: 2009
Referência: Revista Brasileira de Agroecologia, v.4, n.2, p. 2575-2578, 2009.
Conteúdo: A resistência dos carrapatos à maioria dos acaricidas comercializados no Brasil fomenta a busca por plantas com potencial biocida. Esta pesquisa teve por objetivo avaliar a eficácia in vitro do extrato do pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia) no controle do carrapato dos bovinos (Rhipicephalus microplus). Grupos com 10 fêmeas ingurgitadas foram distribuídos de forma homogênea por peso e submersos nos seguintes tratamentos: extrato etanólico a 15%, 30% e controle (etanol a 30%). A seguir os grupos foram incubados em estufa, sendo avaliada a eficácia de cada concentração de acordo com o peso da postura e a eclodibilidade. Os resultados obtidos neste trabalho indicam eficácia parcial do extrato etanólico do pinheiro brasileiro na concentração de 30% sobre fêmeas ingurgitadas.
Thesagro: Bovino
Pinheiro
Carrapato
Eclodibilidade
Incubação
NAL Thesaurus: Rhipicephalus microplus
Palavras-chave: Fitoterápico
Notas: Edição dos Anais do CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 6.; CONGRESSO LATINO AMERICANO DE AGROECOLOGIA, 2., 2009, Curitiba. Agricultura familiar e camponesa experiências passadas e presentes construindo um futuro sustentável: anais. Curitiba: ABA: SOCLA, 2009.
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1.pdf99,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace