Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/878973
Título: Proteínas expressas em Brachiaria brizantha envolvidas nos mecanismos de resistência às cigarrinhas-das-pastagens.
Autoria: MEIRELES, K. G. X.
VALLE, C. B. do
CHIARI, L.
ROBLES, C.
NASCIMENTO, D.
COSTA, P. P.
Afiliação: KAREM GUIMARAES XAVIER MEIRELES, CNPGC; CACILDA BORGES DO VALLE, CNPGC; LUCIMARA CHIARI, CNPGC; Carolina Robles, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal - UFMS; Danila Nascimento, Bolsista PIBIC-FUNDECT na Embrapa Gado de Corte; Pedro Paulo Costa, Estagiário, estudante de Agronomia – UNIDERP.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: SIMPÓSIO SOBRE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE CIENTÍFICA NA EMBRAPA, 2., 2010, Brasília, DF. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2010. Disponível em: <https://intranet.embrapa.br/pesquisa_desenvolvimento/seg/Eventos%20organizados%20pelo%20DPD/document_view>. Acesso em: 25 fev. 2010.
Páginas: 1 p.
Conteúdo: No Brasil, o gênero Brachiaria spp. inclui as cultivares de gramíneas mais importantes para a produção de carne bovina. O monocultivo de extensas áreas com uma ou poucas cultivares contribuiu para o avanço das cigarrinhas-das-pastagens, sua principal praga. Estima-se que as cigarrinhas ocorrem em aproximadamente 10 milhões de hectares de pastagens, provocando perda na qualidade da forragem e diminuição na produção de matéria seca, resultando na redução da capacidade de suporte da mesma. A diversificação das pastagens a partir do uso alternado de cultivares com diferentes graus de resistência às cigarrinhas é uma alternativa eficiente para controlar os danos causados por essa praga. Para tanto, a avaliação de materiais quanto à resistência às cigarrinhas-das-pastagens constitui-se uma atividade fundamental, que vem sendo realizada como parte importante do programa de melhoramento de braquiária. Entretanto, esta avaliação é realizada em casa-de-vegetação e no campo, em um processo que leva aproximadamente 10 anos. Em função disso, o screening de genótipos quanto à resistência às cigarrinhas-das-pastagens, o mais cedo possível, no programa de desenvolvimento de novas cultivares de braquiária, tem sido uma prioridade. Dentro deste contexto, ressalta-se a importância em aumentar a eficiência da seleção de materiais resistentes, associando-se aos métodos tradicionais de melhoramento, tecnologias com grande potencial de predição, como a proteômica. Esta abordagem permite analisar os genes diretamente ao nível de seus produtos gênicos, o que implica em inúmeras vantagens considerando-se que as proteínas são os responsáveis definitivos pelo fenótipo da célula. O conhecimento gerado com esta proposta constituirá o primeiro passo para o desenvolvimento de uma nova metodologia de avaliação de materiais quanto à resistência às cigarrinhas, baseada em proteínas marcadoras, com vistas a contribuir para o desenvolvimento de novas cultivares de braquiária, por meio da seleção precoce.
Thesagro: Brachiaria Brizantha
Pastagem
Palavras-chave: Cigarrinha-das-pastagens
Notas: Poster 047.
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
inovacaookarem.pdf163,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace