Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/880233
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: TOWNSEND, C. R.
NABINGER, C.
SCHIMITT, F.
CARASSAI, I. J.
SILVA, C. E. da
CARDOSO, R. R.
Additional Information: CLAUDIO RAMALHO TOWNSEND, CPAF-RO; Carlos Nabinger, UFRGS; Fernanda Schimitt, UFRGS; Igor Justin Carassai, UFRGS; Carlos Eduardo da Silva, UFRGS; Raquel Rolim Cardoso, UFRGS.
Title: Características morfogênicas e estruturais de Paspalum guenoarum submetidos à adubação nitrogenada.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendedorismo e progresso científicos na zootecnia brasileira de vanguarda: anais. Salvador: SBZ, 2010. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Bioma Pampa
P. guenoarum Azulão
P. guenoarum Baio.
Description: P.guenoarum é uma gramínea que compõem as pastagens do Bioma Pampa, sendo necessário conhecer a resposta de suas características morfogênicas e estruturais à adubação com N, para traçar estratégias de manejo. Assim foi conduzido experimento em Eldorado do Sul-RS, no verão e outono, quando se determinou essas características dos biótipos Azulão e Baio, adubados com 0, 60, 180 e 360 kg/ha/ano de N, em experimento de blocos ao acaso, com três repetições, em arranjo fatorial 2x4. No verão só o filocrono não diferenciou entre os biótipos, o Baio atingiu a menor DVF, as maiores TEF (sob 60 e 360 kg/ha de N) e TSF do que o Azulão. Nesta estação o filocrono e DVF deste biótipo responderam inversamente aos níveis de N, as demais características, bem como as do Baio, não responderam, o que ocorreu no outono. Em decorrência da maior TEF, as folhas do Baio atingiram maior comprimento do que as do Azulão, o que também passou a refletir sobre a altura de afilhos, notadamente sob os maiores níveis de adubação, a altura deste último respondeu à adubação de maneira direta no outono e curvilínea no verão. Nesta estação, em decorrência da maior DVF, o Baio manteve mais folhas verdes do que o Azulão. Houve efeito marcante das estações do ano sobre as características morfogênicas e estruturais. Os ciclos entre desfolhas destes biótipos seriam de aproximadamente 24 e 67 dias, que correspondem ao acúmulo de 606 e 1001 GD durante o verão e outono.
Thesagro: Gramínea
Pastagem.
Data Created: 2011-03-04
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3079SBZ.pdf113,77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace