Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/880861
Título: Núcleo de melhoramento genético participativo de ovinos da raça Morada Nova.
Autoria: FACO, O.
PAIVA, S. R.
LOBO, R. N. B.
VILLELA, L. C. V.
MELO NETO, F. V. O.
IANELLA, P.
CAETANO, A. R.
McMANUS, C. P.
Afiliação: OLIVARDO FACO, CNPC; SAMUEL REZENDE PAIVA, CENARGEN; RAIMUNDO NONATO BRAGA LOBO, CNPC; LUCIANA CRISTINE VASQUES VILLELA, CNPC; Francisco Vilar Oliveira Melo Neto; PATRÍCIA IANELLA, Pós-graduanda, CENARGEN; ALEXANDRE RODRIGUES CAETANO, CENARGEN; Concepta P. McManus, Universidade de Brasília (UNB), Brasília, DF.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: SIMPOSIO IBEROAMERICANO SOBRE CONSERVACIÓN Y UTILIZACIÓN DE RECURSOS ZOOGENÉTICOS, 11., 2010, João Pessoa. Memorias... João Pessoa: Ed. da UFPB: Instituto Nacional do Semiárido, 2010. 2 f.
Conteúdo: A raça Morada Nova é uma das mais importantes raças naturalizadas de ovinos do Nordeste do Brasil. Para enfrentar a ameaçada de extinção/descaracterização, a EMBRAPA e parceiros, com apoio financeiro do Banco do Nordeste do Brasil, iniciou em 2007 a organização do núcleo. As ações primordiais consistem na definição participativa dos objetivos e critérios de seleção, escrituração zootécnica, controle de genealogia e formação de banco de dados produtivos e reprodutivos, permitindo estimativas de parâmetros genéticos e de predição dos valores genéticos com adequada acurácia. O núcleo é constituído por 11 rebanhos, com um total 437 matrizes e 45 reprodutores. As médias observadas para peso ao nascer, peso à desmama, peso ao parto, intervalo de partos, dias para o parto, peso total de crias ao nascimento, peso total de crias ao desmame e prolificidade foram de 2,22 kg, 12,13 kg, 31,24 kg, 267 dias, 172 dias, 3,24 kg, 15,33 kg e 1,45 crias por parto, respectivamente. Testes de desempenho centralizados estão sendo conduzidos para identificar de reprodutores jovens que estão sendo utilizados como integradores dos rebanhos, promovendo uma adequada conexão para permitir a realização de avaliações genéticas válidas para todos os rebanhos e orientação dos processos seletivos e de acasalamentos. Até o presente foram executados três testes de desempenho com a participação de 87 cordeiros com idade variando de quatro a seis meses. As médias de ganho em peso diário nos testes variaram de 159 a 168 gramas/dia, verificando-se cordeiros com ganho em peso desde 100 até 234 gramas/dia. Um banco de sêmen foi criado, contendo hoje um total de 1.038 doses, como forma de manter a variabilidade genética ora existente. Também têm sido utilizados dados de marcadores moleculares para a avaliação e monitoramente da variabilidade genética. Verificou-se que a existência de variabilidade passível de seleção para resistência ao Scrapie.
Thesagro: Ovino
Melhoramento genético animal
Conservação
Marcador molecular
Palavras-chave: Teste de desempenho
Avaliação genética
Raça Morada Nova
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RACNucleodemelhoramentogenetico.pdf461,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace