Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/883086
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Tese/dissertação (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Tese/dissertação (ALICE)
Authors: BORGES, A. C. M. R.
Additional Information: ANNA CHRISTINA M ROFFE BORGES, CPATU. Co-orientador: Osvaldo Ryohei Kato, pesquisador do CPATU.
Title: Produtividade de cultivares de milho em diferentes manejos da capoeira no Município de Marapanim, Nordeste Paraense.
Publisher: 2010.
Pages: 70 f.
Language: pt_BR
Notes: Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, PA. Co-orientador: Osvaldo Ryohei Kato, pesquisador do CPATU.
Keywords: Marapanim
Pará
Brasil
Tipitamba
Manejo vegetal.
Description: O milho é um dos principais produtos da agricultura familiar. No Pará, o fogo é utilizado na agricultura para a limpeza da área e por tornar os nutrientes da vegetação secundária disponíveis para o cultivo através das cinzas. Entretanto! esta prática provoca perdas de nutrientes, aumento das emissões de gases nocivos à atmosfera, incêndios e desmatamento. O manejo da capoeira pode ser unia boa alternativa para aumentar a renda do agricultor familiar, contribuindo para tornar disponíveis sistemas sustentáveis, promover a segurança alimentar e a geração de emprego na região. O objetivo principal deste trabalho foi avaliar a produtividade de cultivares de milho em diferentes manejos da capoeira, visando oferecer alternativas sustentáveis para as unidades de produção familiar, O experimento foi conduzido na Comunidade de São João, Marapanim, nordeste do Estado do Pará. O delineamento experimental em blocos ao acaso foi composto por dezoito tratamentos com quatro repetições. As parcelas foram constituídas por três tipos de manejos da capoeira (capoeira natural, capoeira enriquecida com ingá (Inga edulis) e tachi-branco (Scherofobium paniculatum) e capoeira enriquecida com ingá e tachi-branco com adubação fosfatada), onde foram introduzidas três variedades de milho (BRS Sol da manhã, BRS 4154 Saracura e BR 106) com espaçamento de 1 x 0,5 m e as parcelas também foram subdivididas em não adubadas e adubadas (NPK). Foram avaliadas variáveis de crescimento e desenvolvimento, fisiológicas e de produtividade que demonstraram a influência positiva dos manejos com capoeira enriquecida, capoeira enriquecida com adubação fosfatada e o efeito da adubação complementar (NPK) na altura das plantas, produção de biomassa e as caracteristicas da espiga. O comportamento fisiológico na fase de pendoamento não foi afetado pelo tipo de manejo da capoeira, mas sofreu infLuência negativa do efeito da adubação complementar (NPK). A biomassa e nutrientes acumulados com o pousio enriquecido influenciaram a produtividade total das cultivares de milho e a adição de fosfato natural no manejo da capoeira influenciou positivamente o número de grãos/espiga, a massa média de grãos e a produtividade das variedades BRS Sol da manhã e BRS 4154 Saracura no sistema de corte e trituração. A variedade BRS Sol da manhã cultivada em um manejo com capoeira enriquecida, adubação fosfatada e adubação complementar (NPK) é uma alternativa viável para o produtor rural familiar intensificar de forma sustentável o uso da terra.
Thesagro: Milho
Zea mays
Variedade
Capoeira
Vegetação
Produtividade
Trituração
Corte.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Data Created: 2011-03-25
Appears in Collections:Tese/dissertação (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DissertacaoAnna.pdf4.79 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace