Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/884434
Título: Produção de biomassa e composição bromatológica do feijão-de-rola submetido a diferentes doses de esterco ovino no Submédio do São Francisco.
Autoria: VIEIRA, P. A. S.
MISTURA, C.
PEREIRA, L. G. R.
SOUZA, T. C. de
DOURADO, D. L.
Afiliação: PABLO ALMEIDA SAMPAIO VIEIRA, UNIVASF; CLÁUDIO MISTURA, UNIVASF; LUIZ GUSTAVO RIBEIRO PEREIRA, CNPGL; TONI CARVALHO DE SOUZA, UNIVASF; DIEGO LOIOLA DOURADO, UFRPE.
Ano de publicação: 2010
Referência: Livestock Research for Rural Development, v. 22, n. 7, article 127, 2010.
Conteúdo: Objetivou-se, no presente estudo, avaliar o efeito da adubação com esterco ovino na produção de biomassa e composição bromatológica do feijão-de-rola no Submédio do São Francisco. O solo utilizado foi o Neossolo Flúvico Psamíticos (RUq) e o experimento foi conduzido em vasos plásticos com 13 kg de solo/vaso.O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com cinco tratamentos (zero, 10, 20, 30 e 40 t/ha de esterco ovino) e cinco repetições. Os valores obtidos para produção de matéria seca (PMS) da parte aérea (PMS-PA), do caule (PMS-C) e da folha (PMS-Flh) foram maiores próximos à dose de 30 t/ha (P<0,05). Os teores de proteína bruta (PB) do caule e da folha do feijão-de-rola não foram influenciados (P>0,05) pela adubação orgânica. A dose de 30 t/ha de esterco ovino é a que melhor incrementa a produção de biomassa do feijão-de-rola.
Thesagro: Caatinga
Esterco
Valor Nutritivo
Palavras-chave: Forrageira nativa
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Producao-de-biomassa-e-composicao-bromatologica-do-feijao-de-rola.pdf404,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace