Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/889159
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MATOS, R. da S.
RODRIGUES, M. T.
BOMFIM, M. A. D.
CORDEIRO, A. G. P. C.
SILVEIRA, T. S.
SANTANA, R. C. S.
Additional Information: Rogério da Silva Matos, Pós-graduando UFV, Viçosa, MG.; Marcelo Teixeira Rodrigues, UFV, Viçosa, MG.; MARCO AURELIO DELMONDES BOMFIM, CNPC; Ana Gabriela Pombo Celles Cordeiro, Pós-graduanda UFPB - Areia, PB.; Timótheo Souza Silveira, Pós-graduando UFV, Viçosa, MG.; Ronan Carlos Saraiva Santana, Pós-graduando UFV, Viçosa, MG.
Title: Produção de ácidos graxos voláteis no rúmen de cabras leiteiras alimentadas com diferentes fontes lipídicas.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendedorismo e progresso científico na zootecnia brasileira: anais. Salvador: SBZ, 2010. 3 f. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Suplementação lipídica
Alimentação animal
Bactéria do ácido acético
Caprino leiteiro.
Description: Comparou-se o uso de diferentes fontes lipídicas para cabras leiteiras considerando-se os valores de produção de ácidos graxos voláteis no rúmen. Para isso, foram utilizadas oito cabras, com peso médio de 51 Kg, fistuladas no rúmen, não-gestantes e não-lactantes, distribuídas em delineamento em quadrado latino 4x4, em duplicata. Quatro dietas foram comparadas, sendo uma dieta controle e três suplementadas com diferentes fontes de lipídios, definidas por apresentar variação quanto ao teor de ácidos graxos insaturados em seu perfil: óleo de soja, óleo de palmiste e óleo de canola. A suplementação com fontes de óleo contribuiu com 2,3% na matéria seca (MS) da dieta, totalizando 5 % de extrato etéreo na MS. Não foram observados efeitos da interação entre tratamento e o tempo das coletas sobre as concentrações dos ácidos acético, propiônico, butírico e do somatório dos três ácidos graxos voláteis (AGVs) (P>0,05). Os AGVs e o propiônico tiveram o fator tempo significatico (P<0,05), gerando equação de quarto e terceiro grau, respectivamente. Conclui-se que a suplementação lipídica utilizando-se as fontes no nível estudado, em dietas apresentando valores mínimos de fibra em relação a recomendação para a espécie, não é suficiente para alterar a produção de ácidos graxos voláteis, na dieta de cabras não lactantes.
Thesagro: Cabra
Nutrição animal
Ácido graxo volátil
Rúmen
Ácido butírico
Ácido Propiônico.
NAL Thesaurus: Dairy goats
Animal nutrition
Acetic acid bacteria
Butyric acid
Propionibacterium acidipropionici
Data Created: 2011-05-20
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AACProducaodeacidosgraxosvolateis.pdf173,57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace