Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/889164
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MATOS, R. da S.
RODRIGUES, M. T.
BOMFIM, M. A. D.
FELISBERTO, N. R. de O.
SILVA, S. P. de
SANTANA, R. C. S.
Additional Information: Rogério da Silva Matos, Pós-graduando UFV, Viçosa, MG.; Marcelo Teixeira Rodrigues, UFV - Viçosa, MG.; MARCO AURELIO DELMONDES BOMFIM, CNPC; Nívea Regina de Oliveira Felisberto, Pós-graduanda, UFV - Viçosa, MG.; Simone Pedro da Silva, Pós-graduanda, UNESP - Jaboticabal, SP.; Ronan Carlos Saraiva Santana, Pós-graduanda, UFV - Viçosa, MG.
Title: Eficiência microbiana ruminal em dietas para cabras leiteiras suplementadas com diferentes fontes.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendedorismo e progresso científico na zootecnia brasileira: anais. Salvador: SBZ, 2010. 3 f. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: x.
Description: Ao se pressupor que a suplementação de óleos em dietas com reduzida concentração em fibra pode alterar o metabolismo ruminal, avaliou-se no presente estudo o efeito do uso de diferentes fontes lipídicas na dieta de cabras leiteiras sobre a eficiência microbiana ruminal. Para isso, foram utilizadas oito cabras, não-gestantes e não-lactantes, com peso médio de 51 Kg, fistuladas no rúmen, distribuídas em delineamento em quadrado latino 4x4, em duplicata. Quatro dietas foram comparadas, sendo uma dieta controle e três suplementadas com diferentes fontes de lipídios: óleo de soja, óleo de palmiste e óleo de canola. A suplementação com óleo foi de 2,3% na matéria seca da dieta, totalizando 5% de extrato etéreo na matéria seca. Não houve diferenças significativas (P>0,05) entre as dietas quanto ao nitrogênio do RNA e o fluxo de nitrogênio bacterianos, à relação nitrogênio do RNA/nitrogênio total bacteriano, à proteína microbiana por quilo de carboidrato total degradado no rumen, com exceção do nitrogênio total oriundo das bactérias quando da adição de óleo às dietas. Conclui-se que a suplementação de dietas com as fontes de óleo estudadas, ao nível de 2,3%, não são suficientes para promover alterações na eficiencia microbiana ruminal em cabras.
Data Created: 2011-05-20
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AACEficienciamicrobianaruminal.pdf165,39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace