Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897465
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MOURA, J. de O.
ROCHA, M. de M.
GOMES, R. L. F.
SILVA, K. J. D. e
FREIRE FILHO, F. R.
FRANCO, L. J. D.
SILVA, J. D. L. da
TORRES, M. H. R. M.
Additional Information: JEANE DE OLIVEIRA MOURA, UFPI; MAURISRAEL DE MOURA ROCHA, CPAMN; REGINA LÚCIA FERREIRA GOMES, UFPI; KAESEL JACKSON DAMASCENO E SILVA, CPAMN; FRANCISCO RODRIGUES FREIRE FILHO, CPAMN; LUIS JOSE DUARTE FRANCO, CPAMN; JÉSSICA DANIELE LUSTOSA DA SILVA, UFPI; MARIO HENRIQUE RODRIGUES MENDES TORRES, UFPI.
Title: Efeito materno na expressão dos teores de proteína, ferro e zinco no grão de feijão-caupi.
Publisher: In: REUNIÃO DE BIOFORTIFICAÇÃO NO BRASIL, 4., 2011. Teresina. Palestras e resumos...Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos; Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2011.
Pages: 5 p.
Language: pt_BR
Keywords: Caracteres nutricionais.
Description: O feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) é uma excelente fonte nutricional e representa o alimento básico, principalmente da população crente do Nordeste brasileiro. O desenvolvimento de genótipos de feijão-caupi com maiores teores de proteínas, ferro e zinco é uma alternativa para minimizar os problemas nutricionais em populações carentes. A escolha da melhor estratégia de seleção para biofortificação depende do controle genético desses caracteres. O objetivo desse trabalho foi investigar se existe efeito materno na expressão dos teores de proteína, ferro e zinco em grãos de feijão-caupi. Foram realizados cruzamentos entre os genótipos parentais BRS Xiquexique, IT-98K-205-8 e IT-97K-1042-3, incluindo os seus recíprocos e retrocruzamentos das gerações F1 com o parental BRS Xiquexique. As gerações F1, resultantes dos cruzamentos e dos retrocruzamentos, foram avançadas para a geração F2. As populações F2 resultantes de cruzamentos e de retrocruzamentos, juntamente com seus recíprocos, foram avaliadas em blocos inteiramente casualizados, com oito tratamentos e três repetições. O teor de proteína foi determinado pelo método de Kjeldahl e os teores de ferro e zinco por meio de digestão nítrica-perclórica e leitura em espectrofotômetro de absorção atômica. O contraste entre as médias de recíprocos foi realizado por meio do teste t. Existe variabilidade genética entre as populações para os teores de proteína, ferro e zinco em ambos os cruzamentos e efeito materno na expressão desses caracteres nas populações de feijão-caupi estudadas.
Thesagro: Controle Genético
Vigna Unguiculata.
Data Created: 2011-08-08
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Efeitomaterno.pdf271,16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace