Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897622
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FERNANDES, D. S.
HEINEMANN, A. B.
AMORIM, A. de O.
PAZ, R. L. F. da
Additional Information: DIEGO SIMÕES FERNANDES, SIMEHGO; ALEXANDRE BRYAN HEINEMANN, CNPAF; ANDRÉ DE OLIVEIRA AMORIM, SIMEHGO; ROSIDALVA LOPES FEITOSA DA PAZ, SIMEHGO.
Title: Avaliação de modelos de estimativa de radiação solar global para o Estado de Goiás.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA, 17., 2011, Guarapari. Riscos climáticos e cenários agrícolas futuros: anais. Guarapari: Incaper, 2011.
Language: pt_BR
Keywords: Goiás
Description: O objetivo deste estudo foi calibrar e avaliar o desempenho, de forma diária, de cinco modelos empíricos de estimativa de radiação solar. Foram utilizados dados de 10 municípios do estado de Goiás. A calibração e validação dos modelos BC, CD, DB e DCBB foram feitas utilizando a minimização do erro do quadrado médio. Já o modelo HG foi utilizado o método de iteração. O desempenho da calibração e validação dos modelos foi avaliado pelo coeficiente de determinação, erro do quadrado médio, erro relativo do quadrado médio, erro médio absoluto, eficiência do modelo pelo método de Nash-Sutcliff e pelos índices de concordância de Willmott e de confiança de Camargo. Os resultados permitiram observar que os modelos que mais subestimam ou superestimam os valores de radiação solar foram o modular DCBB e o HG, nessa ordem, com o erro médio absoluto variando em média de 2,60 a 3,02 M.J.m-2.dia-1 tanto na calibração quanto na validação. Conclui-se que os modelos CD e DB tiveram os melhores desempenhos em estimar os valores de radiação solar para o estado de Goiás.
Thesagro: Radiação solar
Temperatura
Data Created: 2011-08-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cba05.pdf231,99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace