Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897679
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTOS, J. Z. L.
FURTINI NETO, A. E.
RESENDE, A. V. de
CARNEIRO, L. F.
CURI, N.
MORETTI, B. da S.
VALE, L. A. R. do
Additional Information: JOSÉ ZILTON LOPES SANTOS, UFAM; ANTONIO EDUARDO FURTINI NETO, UFLA; ALVARO VILELA DE RESENDE, CNPMS; LEANDRO FLÁVIO CARNEIRO, UEMS; NILTON CURI, UFLA; BRUNO DA SILVA MORETTI; LUCAS ALBERT RIBEIRO DO VALE.
Title: Dinâmica de frações de fósforo em latossolos de cerrado com diferentes históricos de uso.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011.
Language: pt_BR
Description: O histórico de uso e a mineralogia do solo podem modificar a dinâmica das formas de P, em função de diferenças na energia de ligação com os colóides do solo. No presente estudo objetivou-se quantificar frações lábeis de P e avaliar a participação dessas no crescimento do feijoeiro em Latossolos com diferentes históricos de uso. Os solos foram coletados na profundidade de 0-20 cm em áreas cultivadas por longos períodos, com calagem e adubações fosfatadas periódicas e, também, em áreas adjacentes não cultivadas (cerrado nativo). Foi conduzido um experimento com cada solo concomitantemente, obedecendo a um delineamento inteiramente casualizado, num esquema fatorial 2 x 4 (duas condições de histórico de uso do solo e quatro doses de P) com quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos por duas condições de histórico de uso do solo (não cultivado ou cultivado) e quatro doses de P (0, 120, 240 e 480 mg dm-3), na fonte superfosfato triplo. Amostras de solo foram tomadas antes e após o cultivo do feijão, e o fósforo no solo foi quimicamente fracionado. A adição de doses crescentes de P aos solos promove aumento das frações orgânicas e inorgânicas de P bicarbonato. A fração de Po constituiu em fonte de P para o crescimento do feijão e, sendo a magnitude de uso dessa fração dependente da interação entre tipo de solo, histórico de uso e manejo do solo.
Thesagro: Sistema de cultivo
Nutrição
NAL Thesaurus: Nutrition
Farming systems
Data Created: 2011-08-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dinamicafracoes.pdf311,43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace