Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897701
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LACERDA, J. J. de J.
FURTINI NETO, A. E.
RESENDE, A. V. de
SANTOS, J. Z. L.
OLIVEIRA, C. H. C. de
Additional Information: JULIAN JUNIO DE JESUS LACERDA; ANTONIO EDUARDO FURTINI NETO, UFLA; ALVARO VILELA DE RESENDE, CNPMS; JOSÉ ZILTON LOPES SANTOS, UFAM; CÉSAR HENRIQUE CAPUTO DE OLIVEIRA.
Title: Correlação entre o fósforo extraído do solo por diferentes métodos e o absorvido pelo feijoeiro.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011.
Language: pt_BR
Keywords: Análise de cluster
Description: Na avaliação de métodos de extração do fósforo do solo, além dos aspectos químicos contemplados, é de importância decisiva verificar a eficiência do método para avaliar a disponibilidade de P para as plantas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a disponibilidade de fósforo por diferentes métodos de extração em um Latossolo Vermelho Amarelo distrófico (LVAd) com diferentes históricos de uso adubado com fosfato reativo. Foram adicionadas doses de P equivalentes a 0, 120, 240 e 480 mg dm-3 em um LVAd coletado em uma área cultivada por quatro anos em plantio direto contínuo e em uma área adjacente não cultivada anteriormente. Os teores de fósforo extraídos por Mehlich-1, ácido cítrico, Olsen e resina de troca iônica foram determinados por espectrofometria antes e após o cultivo do feijoeiro. As plantas colhidas foram secas em estufa de circulação forçada de ar, sendo posteriormente pesadas para a obtenção da matéria seca da parte aérea, trituradas e submetidas à análise química para determinação dos teores totais de P. No LVAd com histórico de uso em sistema de plantio direto, os teores de fósforo extraídos pelos métodos Mehlich-1, resina, ácido cítrico e Olsen não se correlacionam com a produção de matéria seca da parte aérea no florescimento e com a matéria seca dos grãos do feijoeiro. No LVAd não cultivado anteriormente, o método de extração de fósforo disponível sugerido por Olsen apresenta os maiores coeficientes de correlação com o fósforo absorvido pelo feijoeiro.
Thesagro: Plantio direto
NAL Thesaurus: Tillage
Data Created: 2011-08-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Correlacaofosforo.pdf244,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace