Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897704
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GOTT, R. M.
RESENDE, A. V. de
FURTINI NETO, A. E.
HICKMANN, C.
BATISTA, R. O.
CONCEIÇÃO, O. P. da
Additional Information: RONEY MENDES GOTT, BOLSISTA; ALVARO VILELA DE RESENDE, CNPMS; ANTONIO EDUARDO FURTINI NETO, UFLA; CLERIO HICKMANN, BOLSISTA; RAQUEL OLIVEIRA BATISTA, BOLSISTA; OTÁVIO PRATES DA CONÇEIÇÃO, BOLSISTA.
Title: Produtividade de milho decorrente de práticas de complementação nutricional e hormonal em ambiente de alto potencial produtivo.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011.
Language: pt_BR
Keywords: Nutrição de planta
Micronutrients
Plant growth regulators.
Description: Nos sistemas de produção de milho sob elevado nível tecnológico, tem-se verificado o uso indiscriminado de produtos para complementação nutricional, combinando fertilizantes, bioestimulantes e protetores de plantas. Vários desses produtos contêm macro e micronutrientes, sendo utilizados em aplicações foliares ou via sementes. O desenvolvimento de novos produtos para nutrição vegetal pode vir a complementar o manejo tradicional da adubação, em quantidade, forma química dos nutrientes e período de fornecimento, de maneira a otimizar a produtividade das lavouras de forma rentável. Entretanto essas possibilidades devem ser comprovadas com pesquisas a campo. Nesse contexto, foi conduzido um estudo na Embrapa Milho e Sorgo, com objetivo de avaliar a resposta do milho a diferentes práticas de complementação nutricional e hormonal em ambiente de alto potencial produtivo no Cerrado. O experimento consistiu do teste de produtos que vem sendo comercializados para a cultura (Boadacre Zn®, Phytogard Zn®, Phytogard K®, Biozyme TF® e Stimulate®). Cada produto foi aplicado segundo as indicações do fabricante. Foram comparados oito tratamentos, em quatro repetições, no delineamento de blocos ao acaso. Não houve diferença estatística para produtividade de grãos. Contudo, as diferenças em termos absolutos denotam que são pertinentes e necessários esforços de avaliação desses produtos em situações diversas de histórico de área, sistema de manejo e nível tecnológico, para análises técnicas e econômicas consistentes.
Thesagro: Adubação
Folha
NAL Thesaurus: Seed treatment
Plant nutrition.
Year: 2011-08-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Produtividademilho.pdf168,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace