Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897748
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCARDOSO, B. T.
dc.contributor.authorGOIS, G. R. de
dc.contributor.authorSANTOS, A. C. dos
dc.contributor.authorCAMPOS, E. T.
dc.contributor.authorRAMOS, S. R. R.
dc.date.accessioned2025-05-08T14:47:42Z-
dc.date.available2025-05-08T14:47:42Z-
dc.date.created2011-08-10
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO DE BIOFORTIFICAÇÃO NO BRASIL, 4., 2011. Teresina. Palestras e resumos... Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos; Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897748-
dc.descriptionPara as análises de carotenóides em vegetais, costuma-se utilizar como procedimento o quarteamento da amostra e a escolha de dois setores opostos para o processamento e análise posterior. Esta estratégia é também utilizada para as determinações do teor de sólidos solúveis e umidade. Contudo, para a amostragem em frutos de abóbora o processamento de dois quartis é cansativo, consome muito tempo e expõe a amostra ao ar por longos períodos. Este estudo teve como objetivo avaliar uma amostragem baseada na utilização de um único quartil da abóbora, ao invés de dois quartis opostos, como normalmente recomendado. Para testar a representatividade da amostragem proposta foram estudados os teores de umidade, sólidos solúveis totais e carotenoides totais de cada quartil isoladamente e dos dois quartis opostos, sendo esta última amostragem considerada referência. As médias dos quartis isolados foram comparadas com a média dos quartis opostos através do teste T emparelhado a 95% de probabilidade. Não foi constatada diferença estatística para os teores das substâncias avaliadas entre a metodologia proposta e a metodologia de referência.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleAvaliação de uma nova estratégia de amostragem para determinação dos teores de carotenóides, sólidos solúveis e umidade em abóbora.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAbóbora
dc.subject.thesagroHortaliça
riaa.ainfo.id897748
riaa.ainfo.lastupdate2025-05-08
dc.contributor.institutionBRUNO TRINDADE CARDOSO, CPATC; SEMIRAMIS RABELO RAMALHO RAMOS, CPATC.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPATC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
bruno-trindade-cardoso.pdf162.93 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace