Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898094
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2011
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: KRZYZANOWSKI, F. C.
HENNING, A. A.
FRANÇA-NETO, J. B.
LORINI, I.
Additional Information: FRANCISCO CARLOS KRZYZANOWSKI, CNPSO; ADEMIR ASSIS HENNING, CNPSO; JOSE DE BARROS FRANCA NETO, CNPSO; IRINEU LORINI, CNPSO.
Title: Desempenho fisiológico de semente de soja em função do volume de calda no seu tratamento.
Publisher: Informativo ABRATES, Londrina, v. 21, n. 2, ago. 2011. CD-ROM. Edição dos Anais do XVII Congresso Brasileiro de Sementes., Natal, ago. 2011.
Language: pt_BR
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar os possíveis efeitos do tratamento de semente de soja com vários produtos e volumes de calda acima do indicado sobre sua qualidade fisiológica. Sementes de soja da cultivar BRS 282, oriundas de dois lotes de sementes comerciais com qualidade fisiológica (germinação 96% e vigor 90%), e (germinação 71% e vigor 61%), foram avaliadas quanto aos tratamentos: 1) testemunha; 2) fungicida (carbendazin + thiram na dose de 200 mL do produto comercial (p.c.) / 100 kg) + micronutrientes (CoMo na dose de 240 mL p.c. / 100 kg ) + inseticida 1(imidacloprido + tiodicarbe na dose de 300 mL / 100 kg ) + inoculante (via líquida na dose de 300 mL p.c./ 100 kg), volume de calda de 1.130 mL / 100 kg. de semente, 3) fungicida + micronutrientes + inseticida 2 (fipronil na dose de 200 mL p.c. / 100 kg ) + inoculante, volume de calda de 1.030 mL / 100 kg. de semente e 4) fungicida + inoculante, volume de calda de 500 mL / 100 kg. de semente. A avaliação das qualidades física e fisiológica da semente foi efetuada pelos testes de tetrazólio, para a seleção dos lotes de semente dos dois níveis de qualidade, de determinação do grau de umidade da semente, de germinação, de emergência em areia e emergência de campo. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso em esquema fatorial com quatro repetições. A análise da variância foi efetuada pelo programa SASM. No nível de vigor médio houve efeito do volume de calda com relação aos três parâmetros avaliados. Conclui-se que para lotes de sementes de vigor médio existe efeito negativo do volume alto de calda sobre o desempenho fisiológico da semente de soja.
Thesagro: Soja
Semente
Qualidade
Fungicida.
NAL Thesaurus: Soybeans
Year: 2011-08-17
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Abrates212desempenho.PDF7,07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace