Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898672
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2011
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ROSSI, R. F.
CAVARIANI, C.
FRANÇA-NETO, J. B.
MORAIS, O. M.
TEIXEIRA, R. N.
Additional Information: R. F. ROSSI, UNESP Botucatu; C. CAVARIANI, UNESP Botucatu; JOSE DE BARROS FRANCA NETO, CNPSO; O. M. MORAIS, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; R. N. TEIXEIRA, UNESP Botucatu.
Title: Vigor de sementes, densidade de plantas e desempenho agronômico de soja.
Publisher: Informativo ABRATES, Londrina, v. 21, n. 2, ago. 2011. CD-ROM. Edição dos Anais do XVII Congresso Brasileiro de Sementes., Natal, ago. 2011.
Language: pt_BR
Description: A cultura da soja, em função da sua relevância no agronegócio mundial, é alvo pesquisas no campo fitotécnico para busca de novas informações para elevação da produção por área cultivada. O vigor constitui um dos principais atributos da qualidade fisiológica das sementes a ser considerado na implantação de uma lavoura, pois pode determinar a produtividade por influenciar o crescimento e a produção das plantas. O experimento avaliou o efeito 3 densidades populacionais (7, 12 e 17 pl.m-111 ) e 2 níveis de vigor, alto e baixo, no desempenho de plantas de soja, na cultivar BRS 243RR. Foram avaliados: florescimento, ciclo, emergência de plântulas em campo, população final de plantas, altura da planta, altura da inserção da primeira vagem, número de vagens por planta, número de sementes por planta e produção de sementes. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com parcelas subdivididas, com 4 repetições. As médias foram comparadas pelo teste de Tukey (p?0,05). Foi evidente o efeito do vigor das sementes na emergência de plântulas em campo, que foi superior quando oriundas das sementes de alto vigor. As alturas das plantas e da inserção da primeira vagem foram crescentes com o aumento da densidade populacional. Independente do vigor das sementes houve redução do número de vagens/planta com a elevação da densidade. Plantas originadas de sementes de alto vigor produziram maior número de vagens na menor população de plantas. As densidades de 7 e 12 pl.m-1 20 produziram produtividades 15 e 11% superior nas plantas oriundas de sementes de alto vigor, em relação às de baixo vigor. Reduções no número de sementes por plantas foram verificados com o aumento da densidade populacional de plantas. As demais características não foram influenciadas.
Thesagro: Soja
Semente
Qualidade
NAL Thesaurus: Soybeans
Seed quality
Year: 2011-08-24
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2474.pdf132,64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace