Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898804
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: VILAS BOAS, S. A.
DUARTE, S. de J.
SANTOS, G. O. dos
MACÊDO, P. V. de
CALFA, C. H.
REZENDE, J. de O.
LEDO, C. A. da S.
SHIBATA, R. T.
Additional Information: SANDIELLE ARAÚJO VILAS BOAS, UFRB; SARA DE JESUS DUARTE, UFRB; GLEIDSON OLIVEIRA DOS SANTOS, UFRB; PHYLIPE VEIGA DE MACÊDO, UFRB; CARLOS HUMBERTO CALFA, UFBA; JOELITO DE OLIVEIRA REZENDE, UFRB; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF; ROBERTO TOYOHIRO SHIBATA.
Title: Influência do preparo do solo, sistema de plantio e porta-enxerto no crescimento de laranjeira 'pêra' em tabuleiro costeiro da bahia - 2ª etapa.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS; UFU; ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Sistema de plantio
Porta-exerto
Tabuleiro Costeiro.
Description: Na Bahia, 80% da área citrícola encontra-se na Grande Unidade de Paisagem Tabuleiros Costeiros, em propriedades de até dez hectares (agricultura familiar). Objetiva-se um modelo de manejo que possibilite sustentabilidade, menor relação custo/benefício e maior produtividade de pomares cítricos especialmente destinados a essas propriedades. O experimento foi instalado na Fazenda Lagoa do Coco, município de Rio Real, Litoral Norte do Estado da Bahia, em um Argissolo Amarelo Coeso. O delineamento experimental é inteiramente casualizado, no esquema de parcelas sub-subdivididas no espaço, com seis repetições. Nas parcelas constam dois sistemas de preparo do solo: convencional, isto é, aração a 0, 25 m de profundidade, e aração seguida de subsolagem nas linhas de plantio a 0,50 m de profundidade; nas subparcelas constam dois sistemas de plantio: convencional, isto é, plantio de mudas, e semeadura e enxertia no local definitivo; nas sub-parcelas constam cinco porta-enxertos com laranjeira 'Pêra': limoeiro 'Cravo', limoeiro 'Volkameriano', tangerineira 'Sunki Tropical', tangerineira 'Cleópatra' e híbrido 'TSK x TRENG 256´. Observou-se que o crescimento das plantas originárias da semeadura do porta-enxerto cítrico no local definitivo é superior ao daquelas originárias de mudas (plantas da mesma idade, 34 meses), independentemente do preparo do solo e da combinação copa/porta-enxerto.
Thesagro: Laranja Pêra
Solo.
Data Created: 2011-08-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
6661.pdf281,84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace