Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898812
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CALFA, C. H.
MACÊDO, P. V. de
PEIXOTO, D. S.
SILVA, E. O. da
VILAS BOAS, G. da S.
REZENDE, J. de O.
SOUZA, L. da S.
LEDO, C. A. da S.
SHIBATA, R. T.
Additional Information: CARLOS HUMBERTO CALFA, UFBA; PHYLIPE VEIGA DE MACÊDO, UFRB; DEVISON SOUZA PEIXOTO, UFRB; EDMAR OLIVEIRA DA SILVA, UFRB; GERALDO DA SILVA VILAS BOAS, UFBA; JOELITO DE OLIVEIRA REZENDE, UFRB; LUCIANO DA SILVA SOUZA, UFRB; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF; ROBERTO TOYOHIRO SHIBATA.
Title: Efeito da subsolagem sobre atributos físicos de um latossolo amarelo distrófico argissólico cultivado com citros no estado da Bahia.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS; UFU; ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Preparo do solo
Manejo de solo.
Description: Na Bahia, a citricultura desenvolve-se principalmente na Grande Unidade de Paisagem Tabuleiros Costeiros, cujos principais solos (Latossolos e Argissolos) apresentam horizontes densos, limitantes para o desenvolvimento das plantas. Por isso, procurou-se avaliar a influência da subsolagem em um Latossolo Amarelo Distrófico Argissólico cultivado com citros no Litoral Norte do Estado. O delineamento experimental é blocos ao acaso, com cinco tratamentos de preparo do solo idealizados para provocar distúrbios crescentes na zona de crescimento radicular das plantas: 1- aração + gradagem (convencional); 2 - subsolagem com uma haste nas linhas de plantio; 3 - subsolagem cruzada, com uma haste, nas linhas de plantio; 4 - subsolagem com três hastes (haste central na linha de plantio); 5 - subsolagem cruzada, com três hastes (haste central na linha de plantio). Foram avaliados os seguintes atributos físicos do solo: densidade e porosidade do solo, condutividade hidráulica do solo saturado e resistência mecânica do solo à penetração. A diminuição da densidade do solo, aumento da macroporosidade - com consequente aumento da condutividade hidráulica e diminuição da resistência mecânica à penetração ao longo do perfil - mostraram que a subsolagem contribuiu para a melhoria da estrutura do solo ao longo do perfil.
Thesagro: Citricultura.
Data Created: 2011-08-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3461.pdf748,22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace