Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898829
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: AMORIM, F. F.
TEXEIRA, C. A.
SANTANA, G. de O.
OLIVEIRA, I. de S.
CALFA, C. H.
REZENDE, J. de O.
LEDO, C. A. da S.
SHIBATA, R. T.
Additional Information: FÁBIO FARIAS AMORIM, UFRB; CARINE ANDRADE TEXEIRA, UFRB; GEOCASSIA DE OLIVEIRA SANTANA, UFRB; ITAMAR DE SOUZA OLIVEIRA, UFRB; CARLOS HUMBERTO CALFA, UFBA; JOELITO DE OLIVEIRA REZENDE, UFRB; CARLOS ALBERTO DA SILVA LEDO, CNPMF; ROBERTO TOYOHIRO SHIBATA.
Title: Influência do preparo do solo, sistema de plantio e porta-enxerto no crescimento de tangerineira 'tangor murcott' em Tabuleiro Costeiro da Bahia - 2ª etapa.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS; UFU; ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Citros
Tangerina Sunki Tropical
Limão Volkameriano
Tangerina Cleópatra
Tangerina Tangor.
Description: Na Bahia, 80% da área citrícola encontra-se na Grande Unidade de Paisagem Tabuleiros Costeiros, em propriedades de até dez hectares (agricultura familiar). Objetiva-se um modelo de manejo que possibilite sustentabilidade, menor relação custo/benefício e maior produtividade de pomares cítricos especialmente destinados a essas propriedades. O experimento foi instalado na Fazenda Lagoa do Coco, município de Rio Real, Litoral Norte do Estado da Bahia, em um Argissolo Amarelo Coeso. O delineamento experimental é inteiramente casualizado, no esquema de parcelas sub-subdivididas no espaço, com seis repetições. Nas parcelas constam dois sistemas de preparo do solo: convencional, isto é, aração a 0, 25 m de profundidade, e aração seguida de subsolagem nas linhas de plantio a 0,50 m de profundidade; nas subparcelas constam dois sistemas de plantio: convencional, isto é, plantio de mudas, e semeadura e enxertia no local definitivo; nas sub-parcelas constam cinco porta-enxertos com tangerineira tangor ?Murcott?: limoeiro ?Cravo?, limoeiro ?Volkameriano?, tangerineira ?Sunki Tropical?, tangerineira ?Cleópatra? e híbrido ?TSK x TRENG 256?. Observou-se que o crescimento das plantas originárias da semeadura do porta-enxerto cítrico no local definitivo é superior ao daquelas originárias de mudas (plantas da mesma idade, 34 meses), independentemente do preparo do solo e da combinação copa/porta-enxerto.
Thesagro: Limão Cravo
Solo.
Data Created: 2011-08-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
11491.pdf139,5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace