Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898841
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVEIRA, F. G. F. da
SOUZA, L. da S.
OLIVEIRA, A. S. de
SOUZA, L. D.
PEREIRA, F. A. de C.
SILVA, F. T. dos S.
Additional Information: FELIPE GOMES FREDERICO DA SILVEIRA, UFRB; LUCIANO DA SILVA SOUZA, UFRB; ÁUREO SILVA DE OLIVEIRA, UFRB; LAERCIO DUARTE SOUZA, CNPMF; FRANCISCO ADRIANO DE CARVALHO PEREIRA, UFRB; FAGNER TAIANO DOS SANTOS SILVA, UFRB.
Title: Redistribuição da água e capacidade de campo em latossolo amarelo distrocoeso, em Cruz das Almas, Bahia.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS; UFU; ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Tabuleiro Costeiro.
Description: A água é um dos principais componentes do sistema solo, sendo essencial para a vida vegetal e animal, ocupando, juntamente com o ar, todo o espaço poroso existente. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar a redistribuição da água e a capacidade de campo in situ e em laboratório em diferentes horizontes de um Latossolo Amarelo Distrocoeso em Cruz das Almas, BA. No campo, medidas de potencial matricial foram feitas com tensiômetros de mercúrio em um experimento de perfil instantâneo. Os tensiômetros foram instalados nas profundidades de 0,285 m, 0,525 m, 0,810 m, 1,12 m, e 1,30 m. A capacidade de campo foi também determinada em laboratório, utilizando tubos de plástico preenchidos com solo peneirado. Amostras de solo foram coletadas no meio de cada horizonte, até a profundidade de 1,40 m, em duas repetições, com estrutura indeformada e deformadas, para as determinações físicas do solo. A redução do potencial matricial foi mais lenta nos horizontes coesos AB e BA, e estes não atingiram a capacidade de campo mesmo decorridos 50 dias de medição. Nos horizontes Bw1, Bw2 e Bw3 o potencial de -6kPa foi atingido, respectivamente, após 41, 10 e 1 dias. Foram encontrados potenciais matriciais variando entre -6 kPa e -36 kPa para os horizontes BA, Bw1, Bw2 e Bw3 para determinação da capacidade de campo em colunas de solo, e de -94 kPa e -69 kPa para os horizontes Ap e AB, respectivamente.
Thesagro: Água
Latossolo Amarelo
Solo.
Data Created: 2011-08-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
11271.pdf138,43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace