Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898880
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CONCEIÇÃO, B. S.
COELHO, E. F.
ANDRADE NETO, T. M. de
BARROS, D. L.
PORTO, G. G.
Additional Information: BEATRIZ SANTOS CONCEIÇÃO, FAPESB; EUGENIO FERREIRA COELHO, CNPMF; TORQUATO MARTINS DE ANDRADE NETO, UFRB; DAMIANA LIMA BARROS, FAPESB; GABRIEL GOMES PORTO, FAPESB.
Title: Condutividade elétrica e ph da solução do solo sob fertirrigação com diferentes fontes de nitrogênio e de potássio.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS; UFU; ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Gotejamento.
Description: Os nutrientes mais requeridos pela bananeira são o nitrogênio e o potássio. O nitrogênio é o nutriente responsável pelo aumento do número de pencas, emissão e crescimento dos rebentos, aumentando consideravelmente a quantidade total de matéria seca. Este trabalho tem por objetivo avaliar o efeito de diferentes fontes nitrogenadas e potássicas aplicadas por fertirrigação na condutividade elétrica e no pH do solo em duas profundidades. A cultivar de bananeira utilizada para o estudo foi a ?Grand Naine? com espaçamento de 2,5 x 2,5m. Os sistemas de irrigação utilizados foi o gotejamento. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com seis tratamentos com quatro repetições. Os tratamentos consistiram na utilização de seis fontes de fertilizantes, três nitrogenadas (Nitrato de cálcio, Nitrato de potássio e Uréia), e três fontes potássicas (Nitrato de potássio, Cloreto de potássio e Sulfato de potássio) durante o ciclo da cultura. Os dados permitiram avaliar o comportamento das variáveis pH e CEw durante o ciclo da bananeira. Não houve tendência de redução nem aumento do pH durante o período observado, para as fontes de fertilizantes. A fertirrigação usando as diferentes fontes não resultou em níveis elevados de condutividade elétrica da solução do solo.
Thesagro: Fertirrigação
Nitrogênio
Potássio
Solo.
Data Created: 2011-08-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
23311.pdf502,55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace