Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898942
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MENEZES, C. B. de
SCHAFFERT, R. E.
TARDIN, F. D.
SILVA, L. A.
COTA, L. V.
Additional Information: CICERO BESERRA DE MENEZES, CNPMS; ROBERT EUGENE SCHAFFERT, CNPMS; FLAVIO DESSAUNE TARDIN, CNPMS; LUCIANO VIANA COTA, CNPMS.
Title: Seleção de genótipos de sorgo para resistência à antracnose (Colletotrichum graminicola).
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 6., 2011, Búzios. Panorama atual e perspectivas do melhoramento de plantas no Brasil. [Búzios]: SBMP, 2011.
Language: pt_BR
Description: A área de cultivo de sorgo no Brasil tem aumentado nos últimos anos, principalmente como conseqüência da maior demanda de grãos para alimentação animal. Para dar suporte a esta expansão da cultura os programas de melhoramento genético têm trabalhado fortemente na obtenção de novos híbridos com alto potencial produtivo e resistente a estresses bióticos e abióticos. Dentre os estresses bióticos do sorgo, a antracnose, causada pelo fungo Colletotrichum graminicola, situa-se entre os principais problemas da cultura, sendo a resistência genética de híbridos uma característica importante para os produtores de sorgo granífero. Híbridos comerciais resistentes a antracnose já foram lançados no mercado, mas a grande variabilidade do patógeno leva à quebra da resistência, de forma que novas fontes de resistência mais duráveis precisam ser identificadas e incorporadas em linhagens elites nos programas de melhoramento. O objetivo do presente trabalho foi identificar novas fontes de germoplasma resistentes à antracnose com potencial para utilização direta ou em cruzamentos com linhagens elites no programa de melhoramento de sorgo granífero da Embrapa Milho e Sorgo. Foram avaliados 81 genótipos de sorgo, do banco de germoplasma da Embrapa, quanto à reação a antracnose empregando-se uma escala de notas de 1 (resistente) a 5 (suscetível). Foi atribuída também uma nota de melhoramento por parcela considerando características como altura da planta, tamanho de panícula, tamanho de grãos e uniformidade das plantas. Houve diferenças entre os genótipos para ambas as características. Vinte e três genótipos foram altamente resistentes à antracnose, sendo que oito destes (201065034, 201065035, 201065046, 201065065, 201065068, 201065069, 201065072 e 201065079) apresentaram características fenotípicas superiores aos demais, baseado na nota de melhoramento. Estes oito genótipos foram selecionados e serão avaliados em ensaios posteriores, com inoculação artificial, para extração direta de linhagens e/ou cruzamentos com linhagens elites tolerantes a alumínio. A herdabilidade no sentido amplo foi elevada mostrando a existência de variabilidade genética entre os genótipos, o que possibilita ganhos com a seleção de linhagens superiores para uso no programa de melhoramento.
Thesagro: Sorgo
Melhoramento genético vegetal
Doença fungica
Sorghum Bicolor.
NAL Thesaurus: Plant breeding
Fungal diseases of plants
Anthracnose.
Year: 2011-08-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Selecaogenotipos.pdf20,48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace