Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898994
Título: Influência da sacarose na germinação de pólen in vitro de passifloras silvestres.
Autoria: SOARES, T. L.
OLIVEIRA, E. J. de
JESUS, O. N. de
MARTINS, C. A. D.
SEREJO, J. A. dos S.
Afiliação: TALIANE LEILA SOARES, UFRB; EDER JORGE DE OLIVEIRA, CNPMF; ONILDO NUNES DE JESUS, CNPMF; CÁSSIA ADRIANA DOURADO MARTINS, UFRB; JANAY ALMEIDA DOS SANTOS SEREJO, CNPMF.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 6., 2011, Búzios. Panorama atual e perspectivas do melhoramento de plantas no Brasil: [anais]. Búzios: Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas, 2011. 1 CD-ROM.
Páginas: 4 p.
Conteúdo: Métodos rápidos e fáceis para avaliar a qualidade do pólen são essenciais em programas de melhoramento genético, especialmente em maracujazeiro. O objetivo deste trabalho foi investigar a viabilidade polínica mediante a germinação in vitro de pólen, bem como a emissão do tubo polínico em meio de cultura contendo diferentes concentrações de sacarose. O pólen foi coletado de flores em antese e inoculado em meio de cultura 0,03% de Ca (NO3).4H2O, 0,02% de Mg(SO4).7H2O, 0,01% de KNO3, 0,01% de H3BO3, solidificado com 0,8% de ágar e pH ajustado para 7,0, variando-se a concentração de sacarose. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado com quatro acessos de maracujazeiro (BGM 172, BGM 046, BGM 148 e BGM 002) e quatro doses de sacarose (0, 5, 10, 15, 20%) com quatro repetições. As avaliações foram realizadas 24 horas após a inoculação do pólen no meio. A concentração de 15% acrescida no meio de cultura proporcionou maior percentagem de germinação e comprimento do tubo polínico. O acesso BGM 172 apresentou a mais alta taxa de germinação na concentração de 15% de sacarose, embora não diferindo estatisticamente dos acessos BGM 046 e BGM 002.
Thesagro: Hibridação
Maracujá
Sacarose
Palavras-chave: Melhoramento genético
Passiflora silvestre
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
4218.pdf638,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace