Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/899005
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: VIDA, A. M.
SOARES, T. L.
OLIVEIRA, E. J. de
JESUS, O. N. de
SOUZA, F. V. D.
CERQUEIRA, T. T. de
SEREJO, J. A. dos S.
Additional Information: ÁDILA MELO VIDA, UFRB; TALIANE LEILA SOARES, UFRB; EDER JORGE DE OLIVEIRA, CNPMF; ONILDO NUNES DE JESUS, CNPMF; FERNANDA VIDIGAL DUARTE SOUZA, CNPMF; THAINA TEIXEIRA DE CERQUEIRA, UFRB; JANAY ALMEIDA DOS SANTOS SEREJO, CNPMF.
Title: Germinação in vitro e viabilidade polínica em Passifloras silvestres.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 6., 2011, Búzios. Panorama atual e perspectivas do melhoramento de plantas no Brasil: [anais]. Búzios: Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas, 2011. 1-CD ROM.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: Melhoramento genético
Passiflora silvestre.
Description: Os programas de melhoramento genético em Passiflora utilizam, em sua maioria, as espécies silvestres como fontes de resistência a doenças. Porém, novo enfoque vem sendo dado para sua utilização como plantas ornamentais. O objetivo do trabalho foi identificar o meio adequado para a germinação in vitro de pólen de seis espécies silvestres de maracujazeiro bem como examinar a viabilidade do pólen por meio do uso do corante 2,3,5-cloreto de trifeniltetrazólio (TTC) e do lugol. O meio de cultura contendo 0,03% de Ca(NO3).4H2O, 0,02% de Mg(SO4) . 7H2O, 0,01% de KNO3, 0,01% de H3BO3, 15% de sacarose, solidificado com 0,8% de ágar e pH ajustado para 7,0, proporcionou maior percentual de grãos de pólen germinados. O corante TTC e o lugol, superestimou a viabilidade de pólen, já que todos os acessos apresentaram índice de viabilidade alto, quando comparado aos resultados obtidos in vitro.
Thesagro: Banco de Germoplasma
Maracujá.
Data Created: 2011-08-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4174.pdf621,49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace