Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/899123
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, P. H. da
FERREIRA, C. F.
VILARINHOS, A. D.
AMORIM, E. P.
CIAMPI, A. Y.
Miller, R. N. G.
SOUZA JUNIOR, M. T.
Additional Information: PAULO HENRIQUE da SILVA, UFLA; CLAUDIA FORTES FERREIRA, CNPMF; ALBERTO DUARTE VILARINHOS, CNPMF; EDSON PERITO AMORIM, CNPMF; ANA YAMAGUISHI CIAMPI, CENARGEN; ROBERT NEIL GERARD MILLER, UCB; MANOEL TEIXEIRA SOUZA JUNIOR, CNPAE.
Title: Validação de marcadores est-ssrs em diplóides de bananeira contrastantes para resistência à sigatoka amarela e negra.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 6., 2011, Búzios. Panorama atual e perspectivas do melhoramento de plantas no Brasil: [anais]. Búzios: Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas, 2011. 1 CD-ROM.
Pages: 3 p.
Language: pt_BR
Keywords: Melhoramento genético
Sigatoka Amarela.
Description: A cultura da bananeira é considerada uma importante fonte de alimento e de renda para muitas famílias, sendo a maior parte produzida por pequenos produtores. O Brasil é o quarto maior produtor de banana no mundo com produção de aproximadamente 7 milhões de toneladas em 2009. O principal fator limitante para a baixa produção é a deficiência de cultivares resistentes às principais pragas e doenças. Uma das estratégias para contornar esse problema é a liberação de novas variedades resistentes, por meio do melhoramento genético. Sendo assim, o aumento pelo interesse da utilização da tecnologia de marcadores moleculares vem crescendo, pois permite a seleção de genótipos com maior confiabilidade e redução no tempo para lançamento de uma nova cultivar, tornando-se uma ferramenta fundamental para os programas de melhoramento. Para a utilização desta ferramenta é necessário o desenvolvimento de marcadores que apresentem grande conteúdo de informação para serem utilizados em trabalhos futuros. Portanto, o objetivo do trabalho foi validar e otimizar marcadores EST - SSR identificados em clones de BAC e ESTs de Musa acuminata Burmanicoides var. Calcutta 4 e validados em 22 genótipos de Musa spp. variando de diplóides melhorados a selvagens. O valor médio do PIC e da heterozigosidade foi de 0,5.
Thesagro: Banana
Sigatoka Negra.
Data Created: 2011-08-29
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3831.pdf88,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace