Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/899624
Title: Obtenção de híbridos em pimenta-do-reino (Piper nigrum L.) através de polinização controlada.
Authors: JESUS, L. R. de
POLTRONIERI, M. C.
LEMOS, O. F. de
MENEZES, I.
Affiliation: LUCELIA ROSA DE JESUS, ALUNA UFRA; MARLI COSTA POLTRONIERI, CPATU; ORIEL FILGUEIRA DE LEMOS, CPATU; ILMARINA CAMPOS DE MENEZES, CPATU.
Date Issued: 2011
Citation: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 15., 2011, Belém, PA. A ciência de fazer ciência: anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2011.
Description: A pimenta-do-reino tem importância econômica e social por se tratar de um produto de exportação, sendo uma espécie introduzida, caracteriza-se pela variabilidade genética restrita, considerando-se alguns caracteres como, principalmente a resistência e/ou tolerância a doenças, entre as quais a fusariose causada pelo fungo Fusarium solani f.sp piper. Assim sendo, o programa de melhoramento genético da Embrapa Amazônia Oriental teve por objetivo a obtenção de híbridos intraespecificos (cruzamentos dentro da espécie P. nigrum, L) e interespecíficos (entre P. nigrum e espécies de piperáceas nativas resistentes a fusariose) como primeira etapa desse programa, o trabalho foi realizado em campo e laboratório, onde foram efetuadas as polinizações e as germinações respectivamente. O percentual de pegamento foi abaixo do desejável não interferindo, no entanto, no resultado final; o material obtido é tido como resultado promissor, pois é ponto inicial para propagação desses híbridos através de clonagem in vitro. Há maior índice de pegamento quando os cruzamentos apresentam como cultivar doadora de pólen, a cultivar guajarina.
Thesagro: Cruzamento
Keywords: Pimenta-do-reino
Language: Portugues
Notes: PIBIC-2011.
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7Resumo2011LucliaMarlipibic.pdf141,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace