Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/899695
Title: Avaliação da dinâmica do nitrogênio do solo em sistema de plantio direto e convencional em função da forma de aplicação da adubação nitrogenada.
Authors: ASSUNÇÃO, E. A.
BRASIL, E. C.
Affiliation: EDWIN ALMEIDA ASSUNÇÃO, UFRA; EDILSON CARVALHO BRASIL, CPATU.
Date Issued: 2011
Citation: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 15., 2011, Belém, PA. A ciência de fazer ciência: anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2011.
Description: O nitrogênio (N) é um dos nutrientes que tem sua dinâmica influenciada sob sistemas conservacionistas, como é o caso do sistema plantio direto. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, em esquema fatorial 2x2x3, sendo dois sistemas de manejo do solo (SPD e SC); duas formas de aplicação de N (100% na semeadura; parcelamento de 30% na semeadura e 70% em cobertura) e três profundidades (0-10, 10-20, 20-40 cm). A coleta de solo foi realizada em área da Embrapa Amazônia Oriental em Paragominas-PA e posteriormente submetidas as determinações de N total, NO3- (nitrato) e NH4+ (amônio). O objetivo do trabalho foi avaliar a dinâmica de N total, NO3- e NH4+ e N orgânico sob SPD e SC em função de formas de aplicação da adubação nitrogenada em diferentes profundidades. Os maiores teores de N foram verificados na superfície do solo em ambos os sistemas. O SC apresentou maiores os teores de N independentemente da forma avaliada. O N-NO3- apresentou alta mobilidade no perfil do solo no SC.
Thesagro: Nitrato
Solo.
Keywords: Amônio.
Language: pt_BR
Notes: PIBIC-2011.
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EdwinAlmeidaAssuncaocorrigido.pdf144,13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace