Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/901554
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CASSARO, J. D.
MARCOLAN, A. L.
ESPINDULA, M. C.
RAMALHO, A. R.
MENONCIN, G.
Additional Information: Juliana Darós Cassaro, Bolsista, Embrapa Rondônia; ALAERTO LUIZ MARCOLAN, CPAF-RO; MARCELO CURITIBA ESPINDULA, CPAF-RO; ANDRE ROSTAND RAMALHO, CPAF-RO; Giovana Menoncin, Bolsista, Embrapa Rondônia.
Title: Alteração da fertilidade do solo cultivado com cafeeiro conilon submetido a três níveis de fertilização com NPK.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 7., 2011, Araxá. Coletânea de anais: I a VII. Brasília: Embrapa Café, 2011. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Atributos químicos do solo
Adubação química.
Description: Os solos do Estado de Rondônia, na extensão Noroeste do território brasileiro, apresentam grande variabilidade física e química. Na região norte do estado, onde se localiza o Munícipio de Porto Velho, os solos são, em sua maioria, ácidos, com porcentagem de saturação por alumínio acima de 50%, de baixa fertilidade química apresentando valores baixos para soma de bases, capacidade de troca de cátions e saturação por bases. O objetivo neste estudo foi avaliar as alterações na fertilidade do solo cultivado com cafeeiro ?Conilon? submetido à fertilização química com NPK. Os tratamentos estudados foram três níveis de fertilização com N, P e K (N1: 90-50-150; N2: 150-90-270 e N3: 210-130-390 kg ha-1) combinados com três camadas de avaliação 0-10; 10-20 e 20-40 cm de profundidade. O experimento foi conduzido em esquema de parcelas subdivididas 3x3 com três repetições no delineamento de blocos casualizados. Avaliou-se os atributos químicos do solo pH e os teores de P, K, Ca Mg, Al+H, Al, MO e V (%). Os atributos químicos dos solos não foram influenciados pelos três níveis de fertilizantes (NPK) empregados aos 14 meses após a implantação. Os atributos químicos do solo apresentaram condições mais favoráveis na camada superficial (0-10 e 10-20 cm), em relação à camada de 20-40 cm.
Thesagro: Coffea Canephora.
Data Created: 2011-09-28
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
espindula324.pdf101,78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace