Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/902488
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RÔVERE, S. D.
HOLLER, W. A.
Additional Information: SOPHIA D. RÔVERE, Bolsista CNPM; WILSON ANDERSON HOLLER, CNPM.
Title: Análise de dados altimétricos obtidos por carta topográfica SRTM, Aster GDEM e Topodata para a região do município de Canela, RS.
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 5., 2011, Campinas. Anais... Campinas: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2011.
Pages: 8 p.
Language: pt_BR
Keywords: Modelos digitais de superfície terrestre
Description: Modelos digitais de superfície terrestre são utilizados para realizar diversas análises relacionadas à modelagem ambiental. Analisar diferentes recursos disponíveis, como SRTM, ASTER GDEM e TOPODATA, faz-se necessário, uma vez que esses dados são obtidos e disponibilizados gratuitamente. Como forma de identificar os melhores recursos, este estudo obteve os resultados e os erros gerados pela manipulação dos modelos digitais de elevação (MDE) do Município de Canela, no Rio Grande do Sul, obtidos por comparação de carta topográfica 1:50.000 com dados do SRTM, ASTER GDEM e TOPODATA, a fim de avaliar a confiabilidade dos dados e determinar sua discrepância. Para a análise da região do Município de Canela, concluímos que os dados SRTM apresentaram menor variação do erro em comparação com ASTER GDEM e TOPODATA, considerando como referência dados altimétricos na escala 1:50.000.
Year: 2011-10-05
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RE11510.pdf331,53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace