Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/902769
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorRIBEIRO, G. H. DA S.
dc.contributor.authorDIAS, L. E. R.
dc.contributor.authorFONTOURA, P. R.
dc.contributor.authorSANTOS, I. G. DOS
dc.contributor.authorBARRETO, C. C.
dc.contributor.authorREIS JUNIOR, F. B. dos
dc.contributor.authorMENDES, I. de C.
dc.date.accessioned2026-02-25T07:18:52Z-
dc.date.available2026-02-25T07:18:52Z-
dc.date.created2011-10-10
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011. 1 CD-ROM.
dc.identifier.issn2175-313X
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/902769-
dc.descriptionAs determinações de atividade enzimática do solo, têm se destacado pela sensibilidade para de detectar alterações nos solos, em função do seu uso e manejo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade das enzimas β-glucosidase, fosfatase ácida e arilsulfatase (relacionadas aos ciclos do C, P e S, respectivamente) em solos de cerrado sob vegetação nativa e cultivados com cana-de-açúcar em sistemas de manejo orgânico (estabelecidos há 4 anos e 11 anos), na Usina Jales Machado, localizada no município de Goianésia (GO). As amostras de solos foram coletadas em fevereiro de 2011, em duas profundidades (0-20 e 20-40cm). Os níveis de atividade das enzimas fosfatase ácida e arilsulfatase, nas áreas sob vegetação nativa de cerrado foram superiores aos das áreas sob cultivo de cana. O manejo orgânico da cana-de-açúcar favoreceu a atividade enzimática do solo quando comparado ao manejo convencional. Por outro lado, a queima da palhada reduziu as atividades da fosfatase ácida (nas duas profundidades avaliadas) e da arilsulfatase (profundidade 0 a 20cm). As áreas sob cultivo convencional com ou sem queima da palhada, não diferiram quanto á atividade da β-glicosidase). Os resultados obtidos confirmaram a sensibilidade das avaliações de atividade enzimática para identificar alterações no funcionamento biológico do solo cultivado com cana de açúcar sob diferentes sistemas de manejo.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectB-glucosidase
dc.subjectArilsulfatase
dc.titleAtividade enzimática de solos do cerrado sob cultivo de cana-de-açúcar em diferentes sistemas de manejo.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroCerrado
dc.subject.thesagroFosfatase Ácida
dc.subject.thesagroSolo
dc.format.extent24 p.
riaa.ainfo.id902769
riaa.ainfo.lastupdate2026-02-24
dc.contributor.institutionGEANCARLO HENRIQUE DA SILVA RIBEIRO, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; LAYRA EMILY RODRIGUES DIAS, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; PATRICIA REZENDE FONTOURA, USINA JALLES MACHADO S. A.; IVAN GOMES DOS SANTOS, USINA JALLES MACHADO S. A.; CRISTINE CHAVES BARRETO, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; FABIO BUENO DOS REIS JUNIOR, CPAC; IEDA DE CARVALHO MENDES, CPAC.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
CD371FabioBueno.PDF321,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace