Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/902824
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSILVA, C. G. DA
dc.contributor.authorCUNHA, E. R. DA
dc.contributor.authorBÁO, S. N.
dc.contributor.authorBLUME, G. DOS R.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, R. M. R. DE
dc.contributor.authorMARTINS, C. F.
dc.date.accessioned2025-10-08T19:48:45Z-
dc.date.available2025-10-08T19:48:45Z-
dc.date.created2011-10-10
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 48., 2011, Belém. O Desenvolvimento da produção animal e a responsabilidade frente a novos desafios. Belém: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2011. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/902824-
dc.descriptionA criopreservação de sêmen é um processo ineficiente na espécie suína, pois existe grande variação entre indivíduos e entre proporções do mesmo ejaculado. Além disso, a estrutura de membrana plasmática dos espermatozóides dificulta a padronização da técnica. Desta forma, o objetivo deste estudo foi buscar melhorias na qualidade do sêmen suíno criopreservado. Para isso, foram realizados nove congelamentos com três crioprotetores associados a três meios base, constituindo nove tratamentos diferentes. O sêmen foi processado e congelado em curva controlada em máquina TK-3000. Após o descongelamento foram realizadas avaliações de motilidade, vigor, morfologia espermática, integridade de membrana e de acrossoma. Os melhores resultados foram obtidos em todos os parâmetros quando foi utilizado o glicerol como crioprotetor interno, independente do meio base, e na associação da dimetilformamida (DMF) com água de coco. As médias referentes à morfologia espermática não demonstraram diferença significativa entre os tratamentos. Bons resultados foram obtidos com o novo método de congelação automatizada, demonstrando a possibilidade de congelar sêmen em grande escala e difundir a utilização de sêmen suíno criopreservado.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleCriopreservação de sêmen suíno em sistema automatizado comparando diferentes soluções crioprotetoras.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBiotecnologia
dc.subject.thesagroInseminação Artificial
dc.subject.thesagroSêmen
dc.subject.thesagroSuíno
dc.subject.thesagroZootecnia
dc.format.extent23 p.
riaa.ainfo.id902824
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-08
dc.contributor.institutionCAROLINA GONZALES DA SILVA, FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA DO DISTRITO FEDERAL; ELISA RIBEIRO DA CUNHA, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO; SONIA NAIR BÁO, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; GUILHERME DOS REIS BLUME, FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA DO DISTRITO FEDERAL; RENATO MARQUES ROSA DE OLIVEIRA, FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA DO DISTRITO FEDERAL; CARLOS FREDERICO MARTINS, CPAC.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Ficheros en este ítem:
Fichero TamañoFormato 
CD372-CarlosFrederico.pdf120.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace