Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/902824
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, C. G. DA
dc.contributor.authorCUNHA, E. R. DA
dc.contributor.authorBÁO, S. N.
dc.contributor.authorBLUME, G. DOS R.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, R. M. R. DE
dc.contributor.authorMARTINS, C. F.
dc.date.accessioned2025-10-08T19:48:45Z-
dc.date.available2025-10-08T19:48:45Z-
dc.date.created2011-10-10
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 48., 2011, Belém. O Desenvolvimento da produção animal e a responsabilidade frente a novos desafios. Belém: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2011. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/902824-
dc.descriptionA criopreservação de sêmen é um processo ineficiente na espécie suína, pois existe grande variação entre indivíduos e entre proporções do mesmo ejaculado. Além disso, a estrutura de membrana plasmática dos espermatozóides dificulta a padronização da técnica. Desta forma, o objetivo deste estudo foi buscar melhorias na qualidade do sêmen suíno criopreservado. Para isso, foram realizados nove congelamentos com três crioprotetores associados a três meios base, constituindo nove tratamentos diferentes. O sêmen foi processado e congelado em curva controlada em máquina TK-3000. Após o descongelamento foram realizadas avaliações de motilidade, vigor, morfologia espermática, integridade de membrana e de acrossoma. Os melhores resultados foram obtidos em todos os parâmetros quando foi utilizado o glicerol como crioprotetor interno, independente do meio base, e na associação da dimetilformamida (DMF) com água de coco. As médias referentes à morfologia espermática não demonstraram diferença significativa entre os tratamentos. Bons resultados foram obtidos com o novo método de congelação automatizada, demonstrando a possibilidade de congelar sêmen em grande escala e difundir a utilização de sêmen suíno criopreservado.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.titleCriopreservação de sêmen suíno em sistema automatizado comparando diferentes soluções crioprotetoras.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroBiotecnologia
dc.subject.thesagroInseminação Artificial
dc.subject.thesagroSêmen
dc.subject.thesagroSuíno
dc.subject.thesagroZootecnia
dc.format.extent23 p.
riaa.ainfo.id902824
riaa.ainfo.lastupdate2025-10-08
dc.contributor.institutionCAROLINA GONZALES DA SILVA, FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA DO DISTRITO FEDERAL; ELISA RIBEIRO DA CUNHA, CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO; SONIA NAIR BÁO, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; GUILHERME DOS REIS BLUME, FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA DO DISTRITO FEDERAL; RENATO MARQUES ROSA DE OLIVEIRA, FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA DO DISTRITO FEDERAL; CARLOS FREDERICO MARTINS, CPAC.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CD372-CarlosFrederico.pdf120,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace