Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/903000
Título: Estudo preliminar da adsorção de ácido húmico em biocarvão.
Autor: MAIA, C. M. B. de F.
ARAUJO, L. F.
FERMINO, D. E. da R.
HANSEL, F. A.
Afiliación: CLAUDIA MARIA BRANCO DE F MAIA, CNPF; LAÍNE FURLANETTO ARAUJO, UFPR; DÉBORA EVELYN DA ROSA FERMINO, UTFPR; FABRICIO AUGUSTO HANSEL, CNPF.
Año: 2011
Referencia: In: ENCONTRO BRASILEIRO DE SUBSTÂNCIAS HÚMICAS, 9., 2011, Aracaju. Matéria orgânica natural e substâncias húmicas: dos avanços das técnicas de caracterização ao seqüestro de C. [Aracaju: UFS: IHSS, 2011].
Descripción: Com o objetivo de avaliar as propriedades adsortivas do biocarvão utilizou-se ácido húmico extraído de solo como amostra de interesse frente ao adsorvato. Para a obtenção das isotermas de adsorção monitorou-se a concentração remanescente do ácido húmico depois de atingido o equilíbrio de adsorção em 460nm e 660nm, utilizando uma curva de calibração externa. Nos testes realizados, observou-se um comportamento linear com o modelo de adsorção proposto por Freundlich. Entretanto, as constantes relacionadas à capacidade de adsorção apresentaram valores pequenos, indicando a não favorabilidade dos processos de sorção do ácido húmico no biocarvão.
NAL Thesaurus: biochar
Palabras clave: Ácido húmico
Isoterma de adsorção
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2011ClaudiaMEBSHEstudo.pdf179.35 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace