Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/903142
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorLUNA, R. F.
dc.contributor.authorPAVÃO, E. de M.
dc.contributor.authorASSAD, M. L. L.
dc.contributor.authorASSAD, E. D.
dc.date.accessioned2023-02-28T13:57:39Z-
dc.date.available2023-02-28T13:57:39Z-
dc.date.created2011-10-17
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/903142-
dc.descriptionA redução de riscos climáticos e perdas para os produtores agrícolas é o principal objetivo do Zoneamento Agrícola de Riscos Climáticos (Zarc), uma política pública do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), aplicado no Brasil nos últimos quinze anos. O objetivo deste trabalho foi integrar mapas de tipos de solos e de datas de semeadura recomendadas pelo Zarc, analisando sua viabilidade como ferramenta para o Zarc. Neste trabalho são apresentados os resultados obtidos para a cultura de milho nos estados de São Paulo e Paraná. Os dados foram integrados em um Sistema de Informações Geográficas (ArcGIS 9.3/ArcMap ®). Inicialmente, as classes de solos identificadas no mapa em escala de 1:250.000 foram reclassificadas de acordo com Instrução Normativa nº2, de 09 de outubro de 2008, instituída pelo MAPA, e posteriormente, espacializadas. Em seguida, foram espacializadas as datas de plantio para a safra 2010/2011, definidas para cada município a partir da simulação do balanço hídrico da cultura considerada. Os dados foram integrados, gerando um novo banco de dados que permitiu a confecção de mapas de épocas de plantio para cada tipo de solo. A partir dos resultados e mapas gerados foi possível diferenciar os tipos de solo dentro dos limites dos municípios, o que não era possível anteriormente. Os dados obtidos indicaram o risco de semeadura nos períodos estipulados pelo Zarc de maneira mais detalhada e precisa, melhorando a qualidade do zoneamento e reduzindo o risco de perdas. Além disso, foi possível evidenciar a variabilidade espaço-temporal dos solos e das datas de semeadura, o que facilita a visualização e compreensão do Zarc, tanto para os agricultores quanto para os órgãos envolvidos no crédito rural.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectZoneamento de risco climático
dc.subjectVariabilidade espaço-temporal
dc.subjectGeoprocessamento
dc.subjectMapas
dc.titleIntegração de dados de solos e de risco climático para o zoneamento agrícola.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroSeguro Rural
dc.subject.nalthesaurusRisk reduction
dc.subject.nalthesaurusThematic maps
dc.format.extent2p. 1-4.
riaa.ainfo.id903142
riaa.ainfo.lastupdate2023-02-28
dc.contributor.institutionRICARDO FERNANDES LUNA, UFSCar; EDUARDO DE MORAIS PAVÃO, UFSCar; MARIA LEONOR LOPES ASSAD, UFSCar; EDUARDO DELGADO ASSAD, CNPTIA.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
1923-1.pdf659.1 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace