Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/903151
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GALLINA, A. P
ALMEIDA, R. F. de
CAIXETA, E. T.
ZAMBOLIM, E. M.
FREITAS, F. de S.
ZAMBOLIM, L.
SAKIYAMA, N. S.
Additional Information: ANA PAULA GALLINA, UFV; ROBSON FERREIRA DE ALMEIDA, UFV; EVELINE TEIXEIRA CAIXETA, SAPC; EUNIZE MACIEL ZAMBOLIM, UFV; FERNANDA DE SOUZA FREITAS, UFV; LAÉRCIO ZAMBOLIM, UFV; NEY SUSSUMU SAKIYAMA, UFV.
Title: Identificação de genes diferencialmente expressos durante a interação incompatível cafeeiro-Hemileia vastatrix.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 6., 2009, Vitória. Inovação científica, competitividade e mudanças climáticas: anais... Vitória: Consórcio Pesquisa Café, 2009.
Pages: Não paginado.
Language: pt_BR
Keywords: Ferrugem do cafeeiro
Genes de resistência
Mecanismo de defesa da planta
Hibridização Subtrativa por Supressão.
Description: O trabalho teve como objetivo identificar genes envolvidos na resistência do cafeeiro contra Hemileia vastatrix, por meio da técnica de Hibridização Subtrativa par Supressão. Para isso, folhas do genótipo Híbrido de Timor CIFC 832/2 foram inoculadas com a raça II do fungo. Esse cafeeiro foi escolhido por ser resistente a todas as raças do patógeno identificadas ate 0 momento. Nos períodos de 12 e 24 horas após a inoculação, os RNAs de folhas inoculadas e não inoculadas foram coletados e os cDNAs sintetizados. A subtração dos cDNAs resultou em quatro bibliotecas contendo 528 clones. Esses clones correspondem a potenciais genes diferencialmente expressos em respostas a infecção do cafeeiro a H. vastatrix. As subtrações foram realizadas em ambas as direções, de forma a possibilitar a identificação de genes induzidos e reprimidos na interação incompatível. A análise da seqüência de 31 clones diferencialmente expressos indicou que muitos destes codificam proteínas envolvidas com a resposta de defesa de hospedeiro a fitopatógenos, como por exemplo, quitinases, proteases serina e endoxyloglucano transferase. A caracterização futura de outros clones das bibliotecas, bem como a comprovação do envolvimento dos genes por outras técnicas de genômica funcional contribuirão para 0 esclarecimento do mecanismo molecular envolvidos na defesa do cafeeiro a H. vastatrix, visando dar subsídios a obtenção de variedades com resistência duradoura.
Thesagro: Genética.
Data Created: 2011-10-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Identificacaodegenes.pdf131,54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace