Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/903195
Title: Utilização da água residuária do processamento dos frutos do cafeeiro em alface.
Authors: SOARES, S. F.
DONZELES, S. M. L.
DONZELES, G. F. S.
MORELI, A. P.
Affiliation: SAMMY FERNANDES SOARES, SAPC; SÉRGIO MAURÍCIO LOPES DONZELES, EPAMIG; GUILHERME FERNANDES SOARES DONZELES, CBP&D/CAFÉ (VIÇOSA); ALDEMAR POLONINI MORELI, INCAPER.
Date Issued: 2009
Citation: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 6., 2009, Vitória. Inovação científica, competitividade e mudanças climáticas: anais... Vitória: Consórcio Pesquisa Café, 2009.
Description: O processamento dos frutos do cafeeiro para obtenção do cereja descascado gera água residuária do café (ARC), que contém nutrientes, os quais podem ser aproveitados na adubação de culturas. O presente trabalho teve como objetivo verificar o efeito da aplicação da ARC sobre o crescimento das plantas e teores de K, Ca, Mg e Na na matéria seca de folhas de alface. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, utilizando-se o delineamento experimental de blocos casualizados, com 4 repetições e 6 tratamentos, constituídos por doses ARC (O, 50, I00,150, 200 e 250 mL/planta), aplicadas sobre as folhas, em 4 ocasiões. A aplicação da água residuária do café, sobre as folhas, não causou injúrias visíveis na alface. Contudo, reduziu o crescimento das plantas. A matéria seca das plantas, do caule e das folhas e os teores de Ca, Mg e Na nas folhas de alface diminuíram com o aumento da dose de água residuária do café.
Keywords: Café cereja descascado
Resíduos
Aproveitamento
Água residuária
Frutos do cafeeiro.
Language: pt_BR
Type of Material: Anais e Proceedings de eventos
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Utilizacaodaaguaresiduaria.pdf50,31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace