Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/903264
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: JAPIASSÚ, L. B.
GARCIA, A. L. A.
PADILHA, L.
CARVALHO, C. H. S. de
Additional Information: LEONARDO BÍSCARO JAPIASSÚ, Fundação Procafé; ANDRÉ LUIZ ALVARENGA GARCIA, Fundação Procafé; LILIAN PADILHA, SAPC; CARLOS HENRIQUE S DE CARVALHO, SAPC.
Title: Ciclos de poda em lavouras cafeeiras conduzidas no sistema "Safra Zero".
Publisher: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 6., 2009, Vitória. Inovação científica, competitividade e mudanças climáticas: anais. Vitória: Consórcio Pesquisa Café, 2009.
Language: pt_BR
Description: Na cafeicultura moderna e competitiva é essencial o uso de plantas que sejam produtivas e com facilidade de colheita, seja via mecânica ou manual, tendo em vista a diminuição de custos. O ?Safra Zero? é um sistema de colheita que tem por finalidade manter a lavoura com porte baixo e eliminar a necessidade de colheitas onerosas no ano de baixa safra, que normalmente, ocorre após um ano de alta safra. Esse sistema se baseia em podas constantes, adubações e manejos diferenciados. Para avaliar o sistema ?Safra Zero? de manejo em lavouras cafeeiras foram instalados os seguintes experimentos na Fazenda Experimental da Fundação Procafé/MAPA de Varginha: i) Avaliação de diferentes ciclos de podas em lavouras de porte alto; ii) Avaliação de diferentes ciclos de poda em lavouras de porte baixo. As podas do tipo decote e/ou esqueletamento, foram aplicadas em anos alternados e a cada quatro anos, para avaliar a produtividade média A utilização de diferentes ciclos de podas não resultou em ganho de produção em relação à testemunha sem poda.
Thesagro: Cafeicultura
Produtividade.
Poda
Data Created: 2011-10-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ciclosdepodaemlavouras.pdf86,07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace