Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/903675
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FERRÃO, R. G.
FERRAO, M. A. G.
TÓFANO, J. L.
FONSECA, A. F. A. da
VOLPI, P. S.
VERDIN FILHO, A. C.
MENDONÇA, R. F. de
GUARÇONI, R. C.
FERRÃO, L. F. V.
Additional Information: ROMÁRIO GAVA FERRÃO, INCAPER; MARIA AMELIA GAVA FERRAO, SAPC; JOSÉ LUÍS TÓFANO; AYMBIRE FRANCISCO A DA FONSECA, SAPC; PAULO SÉRGIO VOLPI, INCAPER; ABRAÃO CARLOS VERDIN FILHO, INCAPER; RODOLFO FERREIRA DE MENDONÇA, Bolsista do DBP&D/Café; ROGÉRIO CARVALHO GUARÇONI, Bolsista do CBP&D/Café; LUÍS FELIPE VENTORIM FERRÃO, UFV.
Title: Avaliação de clones de café conilon de maturação intermediária no sul do Estado do Espírito Santo.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 6., 2009, Vitória. Inovação científica, competitividade e mudanças climáticas: anais... Vitória: Consórcio Pesquisa Café, 2009.
Language: pt_BR
Keywords: Melhoramento genético.
Description: A cafeicultura de conilon do Espírito Santo é uma das atividades mais importante na geração de renda e emprego no Estado. O objetivo do trabalho foi estudar a produtividade de 95 clones elites de café conilon de maturação intermediária, selecionados no norte do Estado, nas condições edafoclimáticas do sul do Espírito Santo. O trabalho foi conduzido na Fazenda Experimental de Bananal do Norte/Incaper, Cachoeiro de Itapemirim, ES. O delineamento experimental foi blocos casualizados com quatro repetições. A parcela experimental foi de cinco plantas. O espaçamento foi de 3,0 x 1,2 metros. O trabalho foi implantado em maio de 2004 e os resultados apresentados são de três colheitas. Os clones mais promissores com em três colheitas foram os 710/97, 24/93, 124/89, 26/86, 656/97, 15/6/89, 88/87/1, 32/89, 73/87/1e 172/89 com produtividades maiores que 61,00 sc.benef./ha, valores esses superiores a média do ensaio (53,13 sc. benef./ha) e das testemunhas. A grande variabilidade para produtividade, associada ao bom potencial de produção de vários clones e a outras características avaliadas darão subsídios para seleção de clones de maturação intermediária, que após o teste de incompatibilidade genética, poderão ser agrupados para formação e lançamento de variedade, mais específica para condições agroclimáticas do Sul do Estado do Espírito Santo. Há necessidade dos dados da quarta colheita para maior acurácia na seleção dos clones superiores. Os resultados poderão ser utilizados para a ampliação da base do conhecimento e para definição de estratégias de futuros trabalhos de melhoramento genético com o café conilon.
Thesagro: Coffea Canephora
Variedade.
Data Created: 2011-10-20
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacaodeclonesdecafeconilondematuracao.pdf80,7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace