Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/903682
Título: Avaliação de clones de café conilon de maturação tardia no sul do Estado do Espírito Santo.
Autoria: FERRÃO, R. G.
FERRAO, M. A. G.
TOFANO, J. L.
FONSECA, A. F. A. da
VOLPI, P. S.
VERDIN FILHO, A. C.
FERRÃO, L. F. V.
MENDONÇA, R. F. de
GUARÇONI, R. C.
Afiliação: ROMÁRIO GAVA FERRÃO, INCAPER; MARIA AMELIA GAVA FERRAO, SAPC; JOSÉ LUIS TÓFANO; AYMBIRE FRANCISCO A DA FONSECA, SAPC; PAULO SÉRGIO VOLPI, INCAPER; ABRAÃO CARLOS VERDIN FILHO, INCAPER; LUÍS FELIPE VENTORIM FERRÃO, UFV; RODOLFO FERREIRA DE MENDONÇA, Bolsista do CBP&D/Café; ROGÉRIO CARVALHO GUARÇONI, Bolsista do CBP&D/Café.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 6., 2009, Vitória. Inovação científica, competitividade e mudanças climáticas: anais... Vitória: Consórcio Pesquisa Café, 2009.
Conteúdo: O objetivo do trabalho foi estudar a variabilidade e a produtividade de 40 clones elites de café conilon de maturação tardia, selecionados no norte do Estado, nas condições edafoclimáticas do sul do Espírito Santo. O trabalho foi conduzido na Fazenda Experimental de Bananal do Norte/Incaper, Cachoeiro de Itapemirim, ES.O delineamento experimental foi blocos casualizados com quatro repetições. A parcela experimental foi de cinco plantas. O espaçamento foi de 3,0 x 1,2 metros. O trabalho foi implantado em 2004 e os resultados são de três colheitas. Verificou-se diferença significativa ao nível de 5% de probabilidade entre genótipos (G) e a interação de genótipos x anos (G x A). Esses resultados mostram a variabilidade entre clones e a necessidade de estudar os materiais genéticos por várias colheitas. Os clones que se mostraram mais promissores foram os 004/93, 76/89, 1+11/87, 75/87/1, 68/89, 143/86e 80/87/1 com produtividades maiores que 60,00 sc.benef./ha, valores esses superiores a média do ensaio e das testemunhas. Os resultados são promissores para agrupamentos de clones para constituição de variedade clonal tardia e para definição de estratégias de melhoramento futuros.
Thesagro: Coffea Canephora
Variedade
Palavras-chave: Melhoramento genético
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliacaodeclonesdecafeconilonmaturacaotardia.pdf58,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace