Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/903744
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PRIOLLI, R. H. G.
RAMOS, L. C. S.
POT, D.
MOLLER, M.
GALLO, P. B.
PASTINA, M. M.
GARCIA, A. A. F.
YAMAMOTO, P. Y.
LANNES, S. D.
VIEIRA, L. G. E.
FERREIRA, L. P.
MAZZAFERA, P.
PEREIRA, L. F. P.
COLOMBO, C. A.
Additional Information: Regina H G Priolli, Bolsista CAPES; Luis Carlos S Ramos, IAC; David Pot, CIRAD,UMR DAP; Milene Moller, FAPESP/IAC; Paulo B Gallo, APTA; Maria M Pastina, ESALQ/USP; Antonio A F Garcia, ESALQ/USP; Paula Y Yamamoto, Bolsista CBP&D/Café; Sérgio D Lannes, Bolsista CBP&D/Café; Luiz G E Vieira, IAPAR; Lucia P Ferreira, Bolsista CBP&D/Café; Paulo Mazzafera, UNICAMP; LUIZ FILIPE PROTASIO PEREIRA, SAPC; Carlos A. Colombo, IAC.
Title: Construção de um mapa genético a partir de uma população F2 derivada do cruzamento entre Coffea arabica e C. canephora e Sua utilidade para qualidade de bebida.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 6., 2009, Vitória. Inovação científica, competitividade e mudanças climáticas : anais. Vitória: Consórcio Pesquisa Café, 2009.
Language: pt_BR
Keywords: Melhoramento genético
Seleção assistida.
Description: Mapas genéticos com base em marcadores moleculares têm sido desenvolvidos em grande número de plantas como uma estratégia eficaz para seleção assistida pelo marcador. No presente estudo, marcadores AFLP e SSR foram utilizados para construção de um mapa genético em uma população F2 criada a partir da autofecundação do híbrido F1 do cruzamento entre Coffea arabica e Coffea canephora. Foram identificados 349 marcadores AFLP e 50 alelos SSR segregantes em 90 plantas F2. Para construção do mapa, apenas marcas em dose única e segregação 3:1 no F2 foram consideradas (248 marcadores AFLP e SSR 27 alelos, ou 68,9% dos marcadores polimórficos). Cento e sessenta e nove marcadores foram mapeados (155 AFLP e 14 SSR). Trinta e sete grupos ligação correspondentes a um total de 1011 cM foram obtidos, com uma distância média entre as marcas de 5,98 cm e 4,6 marcadores por grupo de ligação. Quarenta e seis marcadores associados a características agronômicas de interesse foram encontrados, dos quais, dezenove foram associados com teor de açúcar, oito de cafeína, oito para CGA, um para a cafeína e CGA e dez para a produção total por planta. A análise baseada em marcadores de dose única permitiu obter informação de QTL putativo associado à qualidade de bebida do café e produtividade. Marcadores adicionais serão incluídos a este trabalho para maior cobertura do genoma café.
Thesagro: Café
Marcador Molecular.
Data Created: 2011-10-21
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Construcaodeummapagenetico.pdf40,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace