Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/903769
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BOTELHO, C. E.
CARVALHO, G. R.
REZENDE, J. C.
PEREIRA, A. A.
OLIVEIRA, A. C. B. de
MEDEIROS, R. N. de
Additional Information: CÉSAR ELIAS BOTELHO, EPAMIG; GLADYSTON RODRIGUES CARVALHO, EPAMIG; JULIANA COSTA REZENDE, EPAMIG; ANTÔNIO ALVES PEREIRA, EPAMIG; ANTONIO CARLOS BAIAO DE OLIVEIRA, SAPC; RONALDO NOGUEIRA DE MEDEIROS, EPAMIG.
Title: Produtividade e estabilidade fenotípica da produção de progênies de cafeeiro 'Mundo Novo' em três Regiões do Estado de Minas Gerais.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 6., 2009, Vitória. Inovação científica, competitividade e mudanças climáticas : anais. Vitória: Consórcio Pesquisa Café, 2009.
Language: pt_BR
Keywords: Progênies
Mundo Novo
Estabilidade e adaptabilidade.
Description: Com o objetivo de selecionar progênies de cafeeiro adaptadas para diferentes regiões cafeeiras do Estado de Minas Gerais, foram instalados e conduzidos experimentos em Três Pontas, Campos Altos e Capelinha. Foram avaliadas 33 progênies do grupo Mundo. O delineamento foi o de blocos casualizados com quatro repetições, com seis plantas por parcela. Foi analisada a produtividade em sacos. ha-1 de seis colheitas. Foi realizada análise no esquema conjunta dos três locais e subdividida no tempo tendo o conjunto de duas colheitas (biênio) considerado a subparcela. A adaptabilidade e estabilidade dos genótipos foi avaliada empregando a metodologia proposta por Annicchiarico (1992) definindo-se como ambiente cada biênio em cada local, ou seja, nove ambientes. Os resultados obtidos permitem verificar que entre as progênies estudadas destacaram como as mais promissoras as progênies IAC 379-19-2, IAC 2931, IAC 388-6-16 e IAC 502-11 porque aliaram maior estabilidade nos ambientes e ficaram entre as mais produtivas na média dos nove ambientes, ou seja, aliam estabilidade com média alta de produção.
Thesagro: Café.
Data Created: 2011-10-21
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Produtividadeeestabilidadefenotipica.pdf88,92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace