Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/903919
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MENDONÇA, R. F. de
RODRIGUES, W. N.
FERRÃO, R. G.
FERRAO, M. A. G.
FONSECA, A. F. A. da
TOMAZ, M. A.
Additional Information: RODOLFO FERREIRA DE MENDONÇA, Bolsista do Consórcio de Pesquisa de Café, INCAPER; WAGNER NUNES RODRIGUES, Universiade Federal do Espírito Santo; ROMÁRIO GAVA FERRÃO, INCAPER; MARIA AMELIA GAVA FERRAO, SAPC; AYMBIRE FRANCISCO A DA FONSECA, SAPC; MARCELO ANTÔNIO TOMAZ, INCAPER.
Title: Avaliação de clones de café conilon de ciclo de maturação tardio quanto a produtividade e severidade da ferrugem.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 7., 2011, Araxá. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2011.
Language: pt_BR
Description: A ferrugem do cafeeiro é causada pelo fungo Hemileia vastatrix Berk. & Br. Essa doença é considerada a mais importante para a cultura do café. Algumas populações de café conilon são altamente suscetíveis, outras totalmente resistentes, e outras, ainda, apresentam reação heterogênea à doença. Esse trabalho objetivou estudar a severidade da ferrugem do cafeeiro e a produtividade de clones de café conilon de ciclo de maturação tardio ao longo de duas safras. Foram avaliados 10 clones ao longo das safras de 2008 e 2009, em delineamento experimental em blocos casualizados, com esquema de parcelas subdivididas no tempo e quatro repetições. A análise de variância mostrou que os clones avaliados nesse estudo, ao longo de duas safras, apresentam diferentes médias para produtividade e severidade da ferrugem, ocorrendo interação entre o efeito dos clones e das safras. Na maioria dos clones, a ferrugem não atingiu os níveis mais altos de severidade, com exceção do clone NT/03 em 2009, quando a doença causou desfolha. Os clones avaliados apresentam alta produtividade média, e o ano de 2009 foi marcado por um aumento de produtividade em todos os clones.
Thesagro: Coffea Canephora
Hemileia Vastatrix
Melhoramento.
Data Created: 2011-10-24
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AVALIACAODECLONESDECAFECONILONDECICLODEMATURACAO.pdf267,48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace