Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/904939
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFARIAS, C. C. V.
dc.contributor.authorMENEZES, E. L. A.
dc.contributor.authorUZEDA, M. C.
dc.date.accessioned2025-11-10T06:46:33Z-
dc.date.available2025-11-10T06:46:33Z-
dc.date.created2011-11-04
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationSEMANA CIENTÍFICA JOHANNA DÖBEREINER, 11., 2011, Seropédica. Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos: resumos... Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/904939-
dc.descriptionA ordem Lepidoptera é a segunda maior ordem de insetos, com 19 mil espécies de borboletas identificadas, das quais 3.300 se encontram registradas no Brasil. A Mata Atlântica abriga 2/3 dessas espécies, sendo que esse bioma se encontra fortemente ameaçado e reduzido a fragmentos pequenos e isolados, restringindo, alterando a riqueza, a abundância e a composição de espécies de borboletas. Estudos anteriores indicaram haver maior riqueza e abundância de borboletas em áreas com efeitos de ações antrópicas. Este fato é conseqüência do aumento do número de espécies de generalistas em detrimento das especialistas. Devido a essas relações e outras facilidades, o uso de borboletas frugívoras tem sido indicado para análises de monitoramento ambiental. O presente projeto tem o objetivo de avaliar o impacto do uso do entorno de remanescentes florestais, utilizando-se a fauna de borboletas frugívoras como bioindicadoras em dois fragmentos no município de Nova Friburgo, RJ. Os fragmentos florestais avaliados são constituídos por um com o entorno de olericultura orgânica e outro com olericultura convencional. A amostragem das borboletas será realizada com armadilhas de isca atrativa do tipo fruit-trap. Serão utilizadas dez armadilhas por fragmento, onde cinco serão estabelecidas nas bordas e outras cinco nos núcleos de cada fragmento. As armadilhas ficarão a 1,5m do solo, e dispostas linearmente a 25m umas das outras. Os indivíduos capturados serão devidamente montados e conservados, em coleção entomológica, para identificação por meio de chaves taxonômicas e caracterização ecológica das espécies encontradas
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBorboletas frugívoras
dc.subjectFragmentação florestal
dc.subjectMonitoramento ambiental
dc.titleInfluência do uso do entorno de fragmentos florestais na diversificação de borboletas frugívoras no município de Nova Friburgo, RJ.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.format.extent226 p.
riaa.ainfo.id904939
riaa.ainfo.lastupdate2025-11-09
dc.contributor.institutionCAIO CESAR V. DE FARIAS, UFRRJ; ELEN DE LIMA AGUIAR MENEZES, UFRRJ; MARIELLA CAMARDELLI UZEDA, CNPAB.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPAB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INFLUENCIA-DO-USO.pdf44,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace