Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/905035
Título: Efeito do pisoteio animal acumulativo e da fenação nos parâmetros físicos do solo em área com sobressemeadura de misturas forrageiras de estação fria em pastagem de Tifton.
Autoria: BERGOLI, L. M. G.
GLITZ, A. R.
KONRADT, G.
LONDERO, A. L.
UHDE, L. T.
FERNANDES, S. B. V.
MAIXNER, A. R.
SILVA, G. M. da
Afiliação: Luis Michel Goulart Bergoli, Acadêmico do Curso de Graduação em Agronomia da UNIJUÍ. Bolsista PIBIC/CNPq.; Anderson Rudimar Glitz, Engenheiro Agrônomo, Colaborador do projeto; Guilherme Konradt, Acadêmico do Curso de Graduação em Medicina Veterinária da UNIJUÍ. Bolsista CNPq; Ana Lúcia Londero, Acadêmica do Curso de Graduação em Agronomia da UNIJUÍ. Bolsista CNPq.; Leonir Terezinha Uhde, Professora do Departamento de Estudos Agrários da UNIJUÍ, Doutora em Ciência do Solo. e-mail: uhde@unijui.edu.br; Sandra Beatriz Vicenci Fernandes, Professora do Departamento de Estudos Agrários da UNIJUÍ, Doutora em Ciência do Solo.; Adriano Rudi Maixner, Professor do Departamento de Estudos Agrários da UNIJUÍ, Mestre em Zootecnia; GUSTAVO MARTINS DA SILVA, CPPSUL.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 21., 2011, Maceió, AL. Inovações tecnólogicas e mercado consumidor: [anais...]. Brasília, DF: Associação Brasileira de Zootecnistas, 2011.
Conteúdo: Os sistemas de manejo do solo e de pastagem implicam em mudanças nas propriedades físicas do solo a curto, médio e longo prazo, as quais podem ou não ser restritivas ao desenvolvimento do sistema radicular. Objetivou-se, a avaliação de parâmetros físicos do solo em pastagens de tifton 85 sobressemeado com espécies forrageiras de estação fria, em área pastejada no inverno e na primavera e destinadas a produção de feno no verão. O experimento foi conduzido no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR). O experimento foi disposto na forma de blocos ao acaso, com arranjo fatorial triplo (2x3x4) constituído de 2 sistemas de manejo (com e sem pastejo), 3 consórcios (aveia preta + ervilhaca, aveia preta + trevo vesiculoso e aveia preta) e quatro camadas de profundidade, com três repetições. Foram coletadas amostras de solo em quatro camadas de profundidade do solo (0-0,05, 0,05- 0,10, 0,10-0,15, 0,15-0,20 m), em todos os tratamentos, para determinação da umidade gravimétrica, densidade de partícula e densidade do solo. A umidade volumétrica, porosidade total, espaço aéreo e o grau de saturação foram calculados. Não ocorreu diferença na porosidade total nas áreas com e sem pastejo, já para o espaço aéreo, houve diferença entre as mesmas. A área com pastejo apresentou maior espaço aéreo. A densidade de partícula foi menor na camada superficial do solo. A aveia preta proporcionou uma maior umidade gravimétrica na área de exclusão de pastejo. Os valores de densidade do solo e de espaço aéreo não são restritivos ao crescimento radicular em ambas as áreas.
Thesagro: Produção Leiteira
Palavras-chave: Camada de profundidade
Densidade do solo
Espaço aéreo
Leguminosas
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSUL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FOR188.pdf191,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace