Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/905084
Título: Produtividade de milho para ensilagem e feijão-miúdo em cultivo consorciado no noroeste do Rio Grande do Sul.
Autoria: BERNARDI, D.
SAUTER, A. C.
MAIXNER, A. R.
WENNINGKAMP, D.
BANDEIRA, T. P.
DINIZ, C.
SILVA, G. M. da
SILVA, J. A. G. da
Afiliação: Diego Bernardi, Acadêmico do Curso de Graduação em Agronomia da UNIJUI. Bolsista PIBIC/CNPq.; Anelise Cristina Sauter; Adriano Rudi Maixner, Professore do Departamento de Estudos Agrários - DEAg/UNIJUI.; Douglas Wenningkamp, Acadêmico do Curso de Graduação em Agronomia da UNIJUI. Bolsistas PIBIC/CNPq.; Taiane Pettenon Bandeira; Cintia Diniz, Acadêmico do Curso de Graduação em Agronomia da UNIJUI. Bolsista PIBIC/CNPq.; GUSTAVO MARTINS DA SILVA, CPPSUL; Jose Antonio Gonzalez da Silva, Professor do Departamento de Estudos Agrários - DEAg/UNIJUI.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 21., 2011, Maceió. Inovações tecnólogicas e mercado consumidor: [anais...]. Brasília, DF: Associação Brasileira de Zootecnistas, 2011.
Conteúdo: A bovinocultura de leite no noroeste do Rio Grande do Sul está em expansão e vem se mostrando uma alternativa rentável para pequenas propriedades. O feijão-miúdo é uma leguminosa tropical que vem se difundindo rapidamente, porém informações sobre seu cultivo e potencial de uso são escassos. O objetivo deste trabalho é avaliar a produtividade de milho para ensilagem e de feijão-miúdo em cultivo consorciado no noroeste do Rio Grande do Sul. Os tratamentos foram quatro variedades de feijão-miúdo cultivadas em consórcio com milho para ensilagem. Foram determinadas a estatura e a densidade real de plantas e as produções de massas verde e seca de milho e de feijão-miúdo na ocasião da colheita do milho. Não foram verificadas diferenças estatísticas nas variáveis analisadas, devido, provavelmente, aos altos coeficientes de variação obtidos. Foram encontrados valores expressivos de produções de massas verde e seca de milho, apesar de a densidade real de plantas de milho ter sido inferior à recomendada. As produções de massas verde e seca das variedades de feijão-miúdo ficaram aquém das obtidas em outras pesquisas regionais, sendo explicadas pela baixa densidade populacional no cultivo consorciado, época tardia de semeadura e avaliação de apenas um corte. A produção de forragem não foi afetada pelas variedades da leguminosa. O consórcio de milho e feijão-miúdo tem desempenho satisfatório e é uma alternativa na composição de sistemas de produção mais sustentáveis e racionais.
Thesagro: Leguminosa Forrageira
Silagem
Vigna Unguiculata
Zea Mays
Palavras-chave: Consórcios forrageiros
Sustentabilidade
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSUL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FOR076.pdf175,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace