Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/905196
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sul - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Issue Date: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: IBELLI, A. M. G.
GIGLIOTI, R.
PAÇO, A. L.
RIBEIRO, A. R. B.
MEIRELLES, S. L.
VENERONI, G. B.
OLIVEIRA, M. C. de S.
CHAGAS, A. C. de S.
CARDOSO, F. F.
ALENCAR, M. M. de
REGITANO, L. C. de A.
Additional Information: Adriana Mércia Guaratini Ibelli, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Genética e Evolução, UFSCar/São Carlos. Bolsista CAPES.; Rodrigo Giglioti, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento Animal, UNESP/Jaboticabal.Bolsista CAPES.; Ana Luisa Paço, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento Animal, UNESP/Jaboticabal. Bolsista CAPES.; Andrea Roberto Bueno Ribeiro, Secretaria de Estado da Agricultura. São Paulo/SP.; Sarah Laguna Meirelles, Bolsista PNPD/ CAPES. UFSCar/São Carlos.; Gisele Batista Veneroni, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Genética e Evolução, UFSCar/São Carlos. Bolsista FAPESP.; MARCIA CRISTINA DE SENA OLIVEIRA, CPPSE; ANA CAROLINA DE SOUZA CHAGAS, CPPSE; FERNANDO FLORES CARDOSO, CPPSUL; Maurício Mello de Alencar, Bolsista de Produtividade de Pesquisa CNPq.; Luciana Correia de Almeida Regitano, Bolsista de Produtividade de Pesquisa CNPq.
Title: Comportamento de auto-limpeza e seu papel no controle de carrapatos R. (Boophilus) microplus em bovinos Nelore, Senepol x Nelore e Angus x Nelore.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA ZOOTECNIA, 47., 2010, Salvador. Empreendedorismo e progresso científicos na zootecnia brasileira de vanguarda: anais. Salvador: SBZ: UFBA, 2010.
Language: pt_BR
Keywords: Auto-limpeza
Bovinos.
Description: O objetivo desse trabalho foi verificar a presença de auto-limpeza em bovinos domésticos de diferentes grupos genéticos e sua influência no grau de infestação por carrapatos. Fêmeas de três grupos genéticos Nelore, Senepol x Nelore e Angus x Nelore foram infestados com cerca de 20.000 larvas e observações dos comportamentos de grooming foram realizadas durante 10 dias após infestação. Posteriormente, do 19º ao 23º dia foi realizada a contagem do número de carrapato. Dados foram analisados pelo método dos quadrados mínimos e por correlação de Pearson. Diferenças para o número de carrapatos foram observadas entre os 3 grupos genéticos sendo que Angus x Nelore apresentou a maior média e Nelore a menor. Os valores de correlação observados permitem concluir que o comportamento apresenta uma correlação negativa com o número de carrapatos, auxiliando a redução desse parasita, especialmente na raça Nelore.
Thesagro: Carrapato
Resistência.
Year: 2011-11-08
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSUL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IbelliRBZ2010.pdf334,23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace