Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/905761
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PINHEIRO, G. S.
FERNANDES, H. A.
ANGELOTTI, F.
BARBOSA, L. G.
BARROS, J. R. A. de
CALGARO, M.
GHINI, R.
TORRE NETO, A.
Additional Information: GISELLE SOUZA PINHEIRO; HERALDO ALVES FERNANDES; FRANCISLENE ANGELOTTI, CPATSA; LAISE GUERRA BARBOSA; JULIANE RAFAELE ALVES DE BARROS; MARCELO CALGARO, CPATSA; RAQUEL GHINI, CNPMA; ANDRE TORRE NETO, CNPDIA.
Title: Severidade do míldio em videira cv. Sugraone sob o aumento da concentração de CO2 atmosférico.
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 6., 2011, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2011.
Pages: p. 255-261,
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 238).
Language: pt_BR
Keywords: Mudanças climáticas.
Description: As mudanças climáticas representam o maior desafio da humanidade no futuro próximo. Entretanto seus impactos sobre os problemas fitossanitários foram pouco estudados, tanto por meio de simulação quanto de experimentação. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito do aumento da concentração de CO2 atmosférico na severidade do míldio da videira cv. Sugraone. O experimento foi realizado em estufas de topo aberto modificadas, permitindo a injeção de dióxido de carbono em plantas em ambiente natural. Mudas de videira da cv. Sugraone foram plantadas e após 50 dias, foram inoculadas com uma suspensão de esporos, na concentração 105 esporos/mL, por meio de pulverização. Foi avaliado a severidade da doença, verificando-se a porcentagem do tecido infectado por meio de escala diagramática. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com quatro repetições e três tratamentos: testemunha (ambiente aberto), em estufa sem a injeção de CO2 e em estufa com a injeção de CO2 até atingir a concentração de 550 ppm. O aumento da concentração de dióxido de carbono não interferiu na severidade do míldio da videira e no desenvolvimento de mudas da cv. Sugraone.
Thesagro: Uva
Dióxido de Carbono
Doença
Vitis Vinifera.
NAL Thesaurus: Plasmopara viticola.
Data Created: 2011-11-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
81Giselle1.pdf149,32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace