Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/905795
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BARBOSA, J. da S.
AMORIM, C. C. de
FONSECA, C. L. da
LIMA NETO, F. P.
BARBOSA, M. A. G.
BATISTA, D. da C.
Additional Information: JAILINY DA SILVA BARBOSA; CLISNEIDE COELHO DE AMORIM; CARLOS LUCIANO DA FONSECA; FRANCISCO PINHEIRO LIMA NETO, CPATSA; MARIA ANGELICA GUIMARAES BARBOSA, CPATSA; DIOGENES DA CRUZ BATISTA, CPATSA.
Title: Reação de genótipos de mangueira à infecção por Fusicoccum aesculis.
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 6., 2011, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2011.
Pages: p. 234-242.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 238).
Language: pt_BR
Keywords: Cultivo.
Description: O cultivo da mangueira no Submédio do Vale do São Francisco é um dos destaques no comércio externo do Brasil, gerando empregos diretos e indiretos. Dentre as variedades de mangueira, ?Tommy Atkins? é a que representa boa parte das exportações. As perdas pós-colheita é sempre uma grande preocupação para o exportador e importador da fruta. Uma das formas de controle consiste no uso de variedades e híbridos resistentes. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi analisar a severidade de Fusicoccum aesculis sobre as variedades Espada comum, Keitt, Kent, Palmer, Tommy Atkins e o híbrido Roxa. As inoculações foram realizadas mediante deposição de disco de meio de cultura, batata-dextrose-ágar, contendo estruturas do patógeno sobre duas posições opostas na região equatorial da manga, mantido posteriormente por 24 horas em câmara úmida. No quarto dia após a inoculação, foram iniciadas as medições das lesões, durante quatro dias consecutivos, com uma régua milimetrada. Maiores lesões foram observadas no híbrido Roxa, o qual se comportou como muito suscetível, enquanto menores lesões ocorreram nas variedades Espada comum e Keitt. As variedades Palmer, Tommy Atkins e Kent foram moderadamente resistentes, diferindo do híbrido Roxa. As variedades Espada comum e Keitt foram resistentes, diferindo das demais
Thesagro: Manga
Mangifera Indica
Resistência.
NAL Thesaurus: Botryosphaeria dothidea.
Data Created: 2011-11-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
93Jailiny.pdf80,29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace