Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/905805
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: AMORIM, C. C. de
BARBOSA, J. da S.
BARBOSA, M. A. G.
TERAO, D.
BATISTA, D. da C.
Additional Information: CLISNEIDE COELHO DE AMORIM; JAILINY DA SILVA BARBOSA; MARIA ANGELICA GUIMARAES BARBOSA, CPATSA; DANIEL TERAO, CPATSA; DIOGENES DA CRUZ BATISTA, CPATSA.
Title: Efeito da temperatura no crescimento micelial de Neofusicoccum parvum isolado de mangueira.
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 6., 2011, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2011.
Pages: p. 269-273.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 238).
Language: pt_BR
Keywords: Neofusicoccum parvum.
Description: A mangueira é frequentemente infectada por fungos. Dentre os fungos de importância econômica, o Neofusicoccum parvum vem se destacando como agente de podridão peduncular dos frutos. Sabe-se que o desenvolvimento do patógeno e, consequentemente, da doença é influenciado por condições ambientais. Assim, esse trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da temperatura no desenvolvimento micelial de N. parvum. O experimento foi desenvolvido em delineamento inteiramente casualizado, sendo cinco repetições por temperatura. Em cada placa de Petri, contendo meio de cultura batata-dextrose-ágar (BDA), foram depositados discos de micélio com cinco mm de diâmetro, as quais foram mantidas em câmara de crescimento nas temperaturas de 20 oC, 25 °C, 30 °C e 35 °C e fotoperíodo de 12 horas. Após 24 horas, avaliou-se, diariamente, o crescimento das colônias em dois sentidos perpendiculares, com régua milimetrada, até que o crescimento micelial atingisse o bordo da placa em uma das temperaturas. Concluiu-se que a temperatura afeta o crescimento micelial de N. parvum. A temperatura ótima foi a de 25 °C, enquanto a temperatura de 35 °C afetou drasticamente o crescimento micelial de N. parvum.
Thesagro: Manga
Doença
Fungo
Mangifera Indica
Morte Descendente
Podridão Peduncular.
Data Created: 2011-11-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
94Clisneide1.pdf140,69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace