Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/906039
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RABELLO, F. R.
CARAZZOLLE, M. F.
MARTINS, N. F.
CAMPOS, M. A.
SILVA, M. S.
SILVA, A. C.
REIS, A. M. dos
Additional Information: Fernanda R. Rabello, UnB; Marcelo F. Carazzolle, UNICAMP; NATALIA FLORENCIO MARTINS, CENARGEN; Magnólia A. Campos, UFLA; MARILIA SANTOS SILVA, CPAC; Alba Chiesse da Silva, SAPC; ANGELA MEHTA DOS REIS, CENARGEN.
Title: Análise in silico de genes de defesa do café expressos em ramos infectados por Xylella fastidiosa.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 5., 2007, Águas de Lindóia, SP. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2007.
Language: pt_BR
Keywords: Bactéria.
Description: Um dos problemas que afetam a cultura do café é o depauperamento da folha do cafeeiro (?Coffee Leaf Scorch? - CLS), causado pela bactéria Xylella fastidiosa. Esta bactéria forma agregados no xilema da planta, impossibilitando a passagem de água e nutrientes. Em virtude da importância econômica da cultura do café para o Brasil e das perdas causadas por X. fastidiosa, uma biblioteca de cDNA (RX1) foi construída utilizando ramos de cafeeiro infectados com esta bactéria e os ESTs (?Expressed sequence tags?) foram incluídos no banco de dados do CafEST (Genoma Funcional de Café). Com o objetivo de identificar genes potencialmente envolvidos nos processos de defesa de cafeeiro infectado com X. fastidiosa, foi realizada uma análise in silico dos ESTs de RX1. Foi analisado um total de 7502 seqüências, que foram agrupadas em 5483 clusters. A análise global baseada em ontologia de função molecular desses clusters revelou que a maior parte dos genes (cerca de 70%) está envolvida com metabolismo e processos fisiológicos celulares. Aproximadamente 1% dos ESTs está envolvido com estresse biótico e 2% com estresse abiótico. Foram encontrados ainda genes relacionados com a resposta a estímulos externos e ao estresse, diferenciação celular, entre outras funções. Dos 5483 clusters da biblioteca RX1, 2254 representam possivelmente genes únicos, pois não foram encontrados nas outras 37 bibliotecas do CafEST, construídas a partir de diferentes tecidos e condições biológicas. Muitos destes genes estão classicamente envolvidos com os processos de defesa da planta, incluindo aqueles que codificam para oxidases, peroxidases, lipoxigenases, proteínas de resistência, entre outros.
Thesagro: Análise
Café.
Data Created: 2011-11-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Analiseinsilicodegenes.pdf87,57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace