Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/906044
Título: Análise in silico de proteínas quinases expressas em Coffea arabica.
Autoria: TEIXEIRA, C. de C.
SILVA, A. C.
FR, E. V. S. A.
MARTINS, N. F.
Afiliação: Cristiane de Camargo Teixeira, bolsista, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Alba C. Silva, SAPC; ERIKA VALERIA SALIBA ALBUQUERQUE FR, CENARGEN; Natália Florêncio Martins, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecno.
Ano de publicação: 2007
Referência: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 5., 2007, Águas de Lindóia, SP. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2007.
Conteúdo: Apesar da indiscutível importância agronômica do café, particularmente para o Brasil, esta cultura ainda é alvo de diferentes estresses que causam perda em sua produtividade. A resposta do cafeeiro aos diferentes sinais como patógenos e de condições ambientais adversas é ainda desconhecida. Com o objetivo de identificar proteínas quinases, o banco de seqüências expressas de Café (CAFEST) foi investigado. A análise do banco de dados CafEST revelou 479 seqüências identificadas como quinases que formaram um conjunto de 153 unigenes. As proteínas codificadas pelos segmentos expressos correspondem a diferentes e importantes categorias de quinases (MAPK, MAPKK, MAPKKK, receptores, etc). A análise filogenética mostrou a conservação das proteínas expressas no cafeeiro comparado a outras plantas e fungos. Os presentes resultados indicam que a resposta a estresses seja conservada em cafeeiro, provavelmente mediada pelos mecanismos de fosforilação em cascata. Além disso, apontam para o aprofundamento dos estudos destas vias como contribuição aos fenômenos relacionados à interação planta-patógeno.
Thesagro: Coffea Arábica
Café
Palavras-chave: Coffee
MAPK
Resposta celular
Cell response
EST
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Analiseinsilicodeproteinas.pdf55,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace